A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começará dia 4 de maio, uma segunda-feira, e se estenderá até o dia 22 de maio, uma sexta-feira. O Dia Nacional de Imunização em grande escala – Dia D – foi marcado para 9 de maio, um sábado. Ontem, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, explicou em entrevista à Rádio Onda Sul, que a escolha do sábado como Dia D ocorre porque “a população que não consegue ir no horário alternativo, nos postos de saúde, pode utilizar o sábado para fazer essa vacinação”.
Na área da 8ª Regional Saúde, que abrange 27 municípios, o público-alvo são 95.564 pessoas. O grupo prioritário é o mesmo do ano passado: crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas e a população carcerária – Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão -, com 1.588 pessoas. Na área da 7ª Regional de Saúde, além do público já descrito, também vão receber a vacina as populações indígenas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha e Palmas.
No Paraná, a campanha deve abranger cerca de 2,9 milhões de pessoas das várias faixas-etárias.
Não será postergada
Cíntia adiantou que a campanha de vacinação não vai ser prolongada. Por isso, as pessoas têm de ficar atentas ao período de imunização. A campanha de vacinação deste ano já está atrasada em relação à desenvolvida no ano passado porque o Ministério da Saúde demorou para disponibilizar as vacinas. Os governos dos três Estados do Sul solicitaram as remessas de doses com antecedência ao Ministério da Saúde. No entanto, o pedido não foi atendido.
Cíntia ressaltou que, “então, temos que vacinar quem é do grupo prioritário, papai e mamãe têm que levar o filho, ficar atento ao idoso que mora com você, levar para vacinar, não deixe para a última hora. Quanto mais prevenção, melhor a qualidade de vida da população”.
A vacinação é gratuita e não tem nenhuma contraindicação. Cíntia disse que “nos últimos anos a gente não observou nenhuma intercorrência pelo fato de (as pessoas) terem feito a vacina”. A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “É uma vacina trivalente. Em adultos, pode ser aplicada em uma única dose. Já para crianças, são duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira”, esclarece o coordenador de imunização da Secretaria de Saúde do Paraná, João Luis Crivellaro.
Entrega para os municípios
A 8ª Regional de Saúde já recebeu 30% do total de 95 mil doses previstas para os 27 municípios. A distribuição das doses para as secretarias municipais de Saúde inicia amanhã, dia 22. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral.