O comprador precisa ficar atento aos detalhes e às exigências de documentação para não haver preocupação no futuro.

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil e pode dar muita dor de cabeça. Por isso, na hora de adquirir a casa própria ou o estabelecimento comercial, o comprador precisa ficar atento a uma série de documentos. Eles servem para mostrar tanto a situação do imóvel (se o IPTU e o condomínio estão em dia) como de quem está fazendo a venda (se a empresa tem dívidas).
O coordenador do Núcleo das Imobiliárias de Francisco Beltrão (NIFB), Roberto Chiamente, explica que existem muitas dificuldades e dúvidas quanto à documentação necessária, principalmente por aqueles que estão adquirindo o primeiro imóvel. “A atenção deve ser redobrada porque, se tiver qualquer problema, o novo proprietário poderá até perder o imóvel. Todas as negativas são necessárias antes de fechar o negócio”, afirma Roberto.
Se o imóvel pertencer a uma empresa, o comprador terá de examinar atentamente o contrato social ou o estatuto da pessoa jurídica. E é necessário deixar explícito quem pode legalmente assinar documentos pela empresa e em quais condições, evitando que sócios não autorizados assinem a escritura de venda do imóvel. Por fim, exija a CND (Certidão Negativa de Débitos) da empresa expedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para verificar se existem dívidas previdenciárias. “São muitos documentos e cada um deles tem custas. Alguns podem ser retirados pela internet, mas outros, obrigatoriamente, são disponibilizados pelo cartório”, completa Roberto.
Entretanto, ele ressalta a importância de contratar a consultoria de um corretor de imóveis especializado, de confiança e capacitado em questões imobiliárias, para que possa avaliar todas as informações contidas nos documentos. “Todas as empresas do Nifb têm profissionais qualificados para sugerir os melhores caminhos na hora de concluir as transações imobiliárias com segurança”, destaca o coordenador.