6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Veja algumas curiosidades sobre a Páscoa

 

Os coelhos, por terem muitos filhotes, são considerados símbolos de renovação da vida, uma ideia presente na Páscoa, que é o renascimento de Jesus.

 

Na semana que vem, mais muma Páscoa. Confira a seguir algumas curiosidades sobre essa data importante para o catolicismo.
Época de missas, ovos de chocolate, de se preparar para receber o coelhinho e substituir, pelo menos por um dia, a carne do churrasco pelo peixe, a Páscoa é recheada de significados. Mas o que a morte e a ressurreição de Cristo têm a ver com os doces? Por que são coelhos que nos trazem ovos? A data tem diversas explicações e coisas difíceis de se entender.

- Publicidade -

Final de semana especial
Na Sexta-feira Santa, relembremos a morte de Jesus. Nesse dia, é feriado em todo o Brasil e é comum ver peças teatrais sobre os últimos momentos de vida de Cristo: seu julgamento, e a crucificação e ressurreição. É nesse dia que muitas famílias fazem o que consideram um sacrifício: deixar a carne vermelha de lado e pensar em pratos com carne branca, como peixes. O sábado que vem logo depois da Sexta-feira Santa é chamado de Sábado de Aleluia, véspera do Domingo de Páscoa.

Quaresma
A Quaresma é um período de 40 dias que serve de preparação para a Páscoa. O nome veio de uma palavra do Latim que quer dizer exatamente isso, 40 dias. O começo da Quaresma é sempre na Quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval. Para os cristãos, esse é um período de reflexão, de oração e também para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Como é definida a data da Páscoa?
Lembra em que dia, ou que mês, foi comemorada a Páscoa no ano passado? Difícil, né? Todo ano, a data exata da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa parecem sempre um mistério. Mas há uma explicação.
Monges da Idade Média elaboraram um sistema para definir o dia em que a Páscoa deve ser celebrada. É sempre em um domingo, porque, segundo a tradição, Jesus foi crucificado em uma sexta-feira (a Sexta-feira Santa) e ressuscitou no terceiro dia, um domingo.
Pela regra dos monges, depois que começa o outono, a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia. Isso sempre acontece entre 22 de março e 25 de abril.
Curiosidade: O dia do Carnaval é calculado com base na Páscoa, por isso muda todos os anos. 

Ovos de chocolate
A origem de símbolos como o coelho, os ovos e o chocolate gera muitas dúvidas. O ovo tem um significado ligado ao nascimento. As aves, por exemplo, precisam quebrar a casaca do ovo para nascer. Durante muito tempo, a tradição na Páscoa era fazer pães com ovos, pintar cascas e colocar doces dentro delas. Cerca de 200 anos atrás, quando o chocolate se tornou conhecido na Europa, surgiu o costume de fazê-lo em forma de ovo ou de coelho durante a Páscoa para agradar ao paladar infantil.

O peixe
Entre os primeiros símbolos cristãos está o peixe. Alguns apóstolos eram pescadores e acabaram também se tornando “pescadores de homens” para difundir sua fé. Conta a Bíblia que Jesus multiplicou peixes e pães em um de seus milagres.
Na Quaresma e na Semana Santa, chegou a ser proibido o consumo de carne vermelha. Isso não acontece tanto hoje em dia, mas muita gente não come carne vermelha na Sexta-feira Santa. Esse prato seria uma lembrança ruim do sangue derramado por Cristo quando morreu.

O coelho
Uma coisa que se sabe é que, desde muito tempo atrás, os coelhos, por terem muitos filhotes, são considerados símbolos de renovação da vida, uma ideia presente na Páscoa, que é o renascimento de Jesus.
Esses bichinhos são mamíferos e não põem ovos. As coelhas podem ter diversos filhotes de uma só vez e conseguem voltar a reproduzir pouco tempo após ganhar a ninhada. Isso faz com que os coelhos representem muito bem fertilidade e vida nova.
(* Fonte: Zero Hora de 5/4/15)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques