Carreata saiu da Unipar, passou por diversos bairros e terminou no Calçadão.
Pouco antes das 17 horas deste sábado, 4, começou a movimentação de manifestantes em frente à Unipar, em Francisco Beltrão. A reabertura do comércio é o motivo do protesto encabeçado por empresários de diversos setores. Pela manhã, já houve um encontro em frente à Prefeitura, pedindo que o prefeito Cleber Fontana reavaliasse a decisão que mantém serviços não essenciais fechados por mais 12 dias.

17h10
Muitos empresários defendem a reabertura do comércio seguindo medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. “A gente vai até a casa do cliente, mede o espaço, faz o projeto e agenda o atendimento, são atendimentos mais personalizados. Tem dias que não tem ninguém pra atender agendado e tem dias que atende duas pessoas, mesas distantes já naturalmente, pra que se possa atender de forma mais confortável, sempre foi organizado assim a nossa loja. No nosso caso, não existe de forma alguma aglomeração de pessoas. Acho que no comércio em geral não tem essa aglomeração hoje em dia, porque, gente, aglomeração, me desculpe, mas supermercados, lotéricas, indústrias nestes últimos dias geram muito mais aglomeração”, disse Gelson Trevizan, da Inovatta.
[relacionadas]
17h20
O convite feito pela manhã para o protesto desta tarde teve repercussão no meio empresarial. “A gente não imaginava que o prefeito fosse recuar e dar mais 12 dias de fechamento para o comércio. Então, nos pegou desprevenido. Mas graças à força de todos a gente vai conseguir fazer um manifesto cordial. A gente só quer nosso direito de poder trabalhar normalmente. Estamos preocupados com tudo o que está acontecendo no mundo, mas as demissões e fechamento das empresas também irá afetar, e muito. A gente está disposto a tomar todas as medidas e precauções, a gente só quer trabalhar”, disse Emanuel Venzo, gerente do Posto Maxsul.
Segundo ele, que é um dos organizadores de manifestações pró-abertura do comércio, ainda não está definido o local de encontro no final da carreata. Alguns hinos, como de Francisco Beltrão, estão sendo tocados na concentração.
17h40

Informações extraoficiais apontam que cerca de 200 veículos participam da carreata, porém, a manifestação se dividiu pela cidade. Alguns do manifestantes passaram pela Avenida União da Vitória e pelo Contorno Leste, próximo ao prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro.
17h55
A manifestação também chega à área central. Da Rua Tenente Camargo os carros descem pela Avenia Júlio Assis.
18h05
Na noite de sexta-feira, 3, o prefeito Cleber Fontana assinou o Decreto 170/2020, que mantém as restrições que já estavam em vigor relacionadas à prevenção ao coronavírus em Francisco Beltrão. O decreto entra em vigor neste domingo, 5, e tem validade de 12 dias. Empresários se mobilizaram para pedir a reabertura.

18h10
Ainda não há movimentação no Calçadão de Francisco Beltrão; apenas quatro soldados e duas viaturas da PM estão a postos.
18h25
A carreata seguiu pelos bairros Alvorada e Nossa Senhora Aparecida, retornando para o Centro, até o Calçadão. Mais informações, em breve, na edição digital do Jornal de Beltrão.