8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ventos que derrubaram a torre da Super Jovem FM atingiram velocidades de tornado

Geral

A torre da Rádio Super Jovem, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, que veio abaixo com a tempestade.

A tempestade que atingiu Francisco Beltrão na tarde de domingo, 28, causou diversos danos em vários pontos do município. Foram registrados destelhamentos, estragos na rede elétrica, quedas de árvores e pessoas feridas. A torre de transmissão da Rádio Super Jovem FM também foi atingida; registros do topo da torre foram de ventos acima dos 120 km/h. A escala internacional de ventos classifica rajadas acima de 118 km/h a furacões e tornados.

Adir Seleski, diretor do Sistema Seleski de Comunicação, informou que os fortes ventos causaram a ruptura de um dos cabos de aço que sustentavam a torre de transmissão da Rádio Super Jovem FM. “Ela teve um vento no topo que passou de 120 km/h. Então, isso forçou a torre, porque ela tem os elementos em cima, e um dos cabos de aço não resistiu, e quando ele rompeu a torre virou.”
Em Francisco Beltrão, a estação do Simepar, que fica ao lado do Aeroporto Municipal, registrou rajadas de vento de 95 km/h. A escala internacional de Beaufort, responsável pela classificação da força dos ventos, classifica como tempestade ventos entre 89 e 102 km/h, capazes de arrancar árvores e causar danos estruturais em construções; e furacões e tornados ventos superiores a 118 km/h, capazes de causar estragos graves e generalizados em construções.

Super Jovem FM continua operando
Apesar dos estragos, Adir Seleski informou que a Super Jovem FM continua operando. “Ela não cessou a transmissão, ela continua transmitindo. Por ora, pela internet. Hoje à tarde [segunda-feira, 29] deverá entrar no ar por rádio frequência, para sintonizar aqui e cobrir a cidade”.

- Publicidade -

Adir informou que a reestruturação da transmissão passará por duas etapas provisórias até a chegada da nova torre. A primeira fase é o reestabelecimento do sinal através da rádio frequência, que estava prevista para a tarde de ontem. A previsão era para um retorno com o sinal precário. A segunda etapa será a instalação de uma antena provisória, que será responsável pela transmissão até a instalação da nova torre.

[RELACIONADAS]

“A primeira fase foi colocar ela no ar imediatamente. Hoje [ontem], no fim da tarde, [segunda-feira, 29] a Rádio Super Jovem FM já estava no ar. Está numa situação bem precária, mas já está no ar. Nós queremos restituir ela com pelo menos com mil watts de potência. Até amanhã, à tarde, ela vai entrar no ar com aproximadamente com cinco mil watts, com uma torre provisória de 40 metros de altura, e deverá permanecer assim por, aproximadamente, 90 dias, quando estará erguida a nova torre.”

A pretensão é restituir a nova torre num prazo de três meses, e terá uma altura de 110 metros. A rádio já está negociando a nova torre. “No início do ano, até fevereiro, a gente já quer colocar ela no ar com todas as condições normais”, conclui Adir Seleski.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques