É um equipamento de autoservice para reposição de bebidas. Procedimento não dura três minutos.

O empresário Claudimar “Kiko” Damiani, de Francisco Beltrão, ficou impressionado com a repercussão obtida após a veiculação de um vídeo nos grupos de WhatsApp de numa página do Instagram que mostra uma máquina fabricada em Beltrão para reposição de bebidas no sistema self service (autosserviço). O vídeo foi veiculado em alguns grupos na quinta-feira, 4, e se espalhou pelo País.
Na manhã de ontem, Kiko já tinha recebido várias ligações telefônicas de pessoas interessadas em comprar a máquina. “A repercussão tá grande, maior do que a gente esperava”, contou ao JdeB. A proposta da empresa visa a fabricação de máquina self service para cervejas e botijões de gás. Neste momento estão sendo produzidas as máquinas de reposição de cervejas. As máquinas já contam com patente licenciadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O sistema funciona basicamente assim: o cliente chega na máquina de autoservice, coloca os litros vazios – três tamanhos disponíveis -, faz os acionamentos automatizados, e recebe as garrafas cheias na sequência. Toda a execução demora de 50 segundos a um minuto e meio, conforme testes já feitos pela equipe da empresa.
A máquina pode armazenar até 140 caixas de cervejas, de diversas marcas. Outra máquina está sendo concluída e vai permitir o uso de garrafas descartáveis, inclusive um modelo será exposto na Expobel 2022, em março.
Equipamento de gás
O protótipo do ‘Gás Fácil 24 horas’ está em fase de estruturação. Já tem contratos fechados com uma empresa para a produção em 2022.
“Uma das vantagens é que estará disponível 24h por dia e 365 dias por ano. Naturalmente também haverá uma redução no preço do botijão de gás, pois o custo operacional será menor”, disse Kico na entrevista veiculada no ano passado pelo JdeB. Ele afirma que a sua empresa, que foi constituída com outros dois sócios, fará a produção do equipamento. Conforme a demanda for crescendo haverá capacidade para produzir até duas máquinas por dia.
Repercussão no JdeB
Muitas pessoas que viram o vídeo acabaram entrando no Google que remetia o assunto para uma matéria publicada em 2020, pelo JdeB, destes novos produtos. No JdeB também foram recebidas ligações telefônicas de pessoas interessadas em contatar com os empreendedores responsáveis pelos equipamentos.