Estas produções não apresentam despesas, pois a participação é voluntária.

A vontade de ajudar e de passar a mensagem de conscientização para mais pessoas foi a principal motivação para Gilson Lacorte participar do vídeo desenvolvido para campanha de Maio Amarelo, para um trânsito mais seguro. Ele é agente de trânsito há sete anos e antes trabalhava no Jornal de Beltrão; é casado com Ana Cristina e pai do Rodrigo, 18, e Anthony, 11.
Neste video, ele aparece ao lado de Franciele Carin Olegini, que também é agente de trânsito, e da garotinha Isadora Rodrigues da Silva, 8 anos, que já fez outros materiais juntamente com Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran). Todos atuam de forma voluntária.
A narrativa de Isadora neste vídeo é chocante: “Tenho 6 anos, mas no meu aniversário de 15, meu pai vai me matar. Ele gosta muito de beber, ele vai machucar a minha mãe, mas ela não vai morrer. Ela não vai poder mais andar. Ela nunca vai perdoar ele. Eu me chamo Larissa, mas aos 15 serei mais um número”. Na encenação, Isadora aparece sentada num banco ao lado do “pai” e com a “mãe” cadeirante ao fundo.
Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Debetran, comenta que todos os vídeos feitos nesses cinco anos sobre álcool, direção, travessia de rua e volta às aulas são feitos com agentes de trânsito e também com seus filhos.
Carla Rotta, agente do Debetran, ressalta que o material produzido tem por objetivo sensibilizar e trazer uma reflexão frente às escolhas feitas no trânsito e suas consequências, enfatizando desta forma a necessidade de escolhas responsáveis e seguras, priorizando a vida. “No que se refere ao impacto do material produzido, este realmente atingiu o seu objetivo, diversos comentários e reflexões sobre o tema; lembramos que ações educativas são realizadas em caráter permanente pelo órgão de trânsito, buscando a construção de uma cultura voltada à segurança no trânsito”, diz Carla.
Este vídeo da campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre segurança no trânsito, foi promovido pelo Debetran, em parceria com a Mundo TV, e foi intitulado “Não seja um número, seja uma vida”. Neste ano, a campanha nacional tem como tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. O Debetran promove ações como blitz educativa, em parceria com as polícias Militar e Rodoviária Estadual, e atuação em empresas.