Geral

Nem tudo o que reluz é ouro! Pode ser um raio de sol refletindo num objeto jogado na calçada da sua casa.
Esta realidade faz parte do dia a dia de todos nós brasileiros, por onde a gente passa tem algum tipo de lixo, orgânico ou sólido. E a responsabilidade é de quem?
Você já deve estar sacando o que eu quero falar contigo! É sobre sustentabilidade!
Então, seja muito bem-vinda e bem-vindo ao mundo sustentável da Bela e que a partir de agora será o seu também.
Somos seres mutáveis e passíveis de transformação todos os dias da nossa vida, resiliente que fala, não é? Me apoderando das frases prontas da internet.
Pois bem, sustentabilidade é a palavra da moda e veio pra ficar, não porque ela é simpática ou porque todas as empresas e multinacionais estão falando sobre isso agora. Mas porque é necessário, ou, infelizmente, iremos nos afogar em lixo, literalmente.
E eu quero provar pra você que o que eu falo é muito sério e precisamos nos unir para mudar o futuro trágico da humanidade.
Os relatórios internacionais da ONU (Organizações das Nações Unidas) e entidades como The Ellen Mc Arthur Foundation, Pacto Global, WRI (World Resources Institute), World Economic Forum, IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e tantos outros, nos trazem relatórios, pesquisas informações sobre a realidade do nosso planeta, e que, infelizmente, não são as melhores.
Se continuarmos nesta pegada desordenada de consumo e descarte inconsciente e irresponsável, teremos grandes prejuízos. Pesquisadores afirmam que até 2050 teremos mais plástico do que peixes em nossos oceanos. Até 2100 o mundo pode aquecer em até 5,7graus célsius (aquecimento global), levando a diversas tragédias, destruições de cidades, outras pandemias e catástrofes ambientais.
O objetivo aqui é dizer que o mundo esta pedindo socorro e muitas pessoas não querem ouvir, ver ou falar. Por isso, te faço este convite de estar com a gente para aumentarmos a nossa rede de pessoas engajadas e cuidando do que é nosso.
Você sabia que no Brasil apenas 3% do seu resíduo sólido (o lixo descartável que você separa na sua casa) é reciclado? Triste, porém esta é a realidade do Brasil hoje.
As razões para esta realidade são muitas e com isso perdemos bilhões de investimentos e possibilidades de desenvolvimento e crescimento do nosso pais.
Lembre-se, nós também fazemos parte do meio e podemos fazer a diferença. Lutar sozinha contra uma catástrofe é difícil, porém quando unidos, envolvemos milhares de pessoas que talvez consigam antecipar o problema.
Posso contar com você?
Isabela Caires, criadora do projeto Minha Casa Sustentável e desenvolvedora de projetos sustentáveis.
@bela.habits