20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Waldemiro Somavila conhece Francisco Beltrão há mais de 70 anos – Parte 1

Quando chegou na Vila Marrecas, tinha poucas casas e muitos pinheiros. Morou também em Salgado Filho. Trabalhou com trator e caminhão. Depois de aposentado, morou no Alagado do Iguaçu. Há alguns anos voltou para Beltrão. Seu passatempo é cuidar da praça pública em frente à Igreja da Vila Nova, onde faz amigos e lembra de histórias como as que estão nesta entrevista.

Waldemiro Somavila na Praça Luiz Aldori Neves Fernandes, em frente à Igreja São José da Vila Nova, onde concedeu esta entevsita: “Perdi todo o tempo da loja porque me aposentei como agricultor”.

Filho de Maurício e Verônica Rigotti Somavila, nasceu em Concórdia (SC), dia 10 de outubro de 1933. É o segundo de nove irmãos: Osvaldo, Waldemiro, Valdemar, Valdir, Jólida, Valci, Araci, Reovaldo e Ivo Noel. Casou em Salgado Filho, no ano de 1958, com Lucila Pelegrini, com quem tem cinco filhos: Marlene que reside em Beltrão; Voldemar em Flor da Serra do Sul; Ruidemar e Marisa em Nova Prata do Iguaçu; Alex em Vitorino. Mais uma filha adotiva, Marlei Constante Krause, que reside em Salgado Filho. Netos são nove (entre eles, a Carla Algayer, Miss Beltrão 1996) e bisnetos, dois.

Nesta entrevista, ele conta um pouco das muitas histórias de sua vida. Foi construtor, tratorista, motorista de caminhão, lojista. Serviu o Exército no Rio de Janeiro. Conheceu Francisco Beltrão na segunda metade dos anos 40, era a Vila Marrecas, tinha poucas casas e muitos pinheiros. Acompanhou as disputadíssimas eleições do início do município. Também foi delegado de polícia em Salgado Filho, nomeado pelo governador Ney Braga.O apartamento onde reside, com a esposa Lucila, é na Praça Luiz Aldori Neves Fernandes, em frente à Igreja São José da Vila Nova. Ele ajuda a cuidar, como passatempo. Foi ali, também, que ele concedeu esta entrevista.

[relacionadas]
O que o senhor lembra de quando chegou em Beltrão? Tinha 13 para 14 anos?
Tinha umas 20/30 casas na avenida. No Alvorada tinha um pinhalão que era coisa mais linda e aqui (Bairro Vila Nova) também.

- Publicidade -

Por que seu pai veio com a família pra cá?
Ele era construtor, construímos muita casa aí. Daí, tinha o velho Damazio, construíram o hotel ali, ele morreu, se acidentou num coqueiro. Piazão ainda, ajudava o pai?Ajudava o pai, é. Daí fui servir. Depois me mandei lá pro Salgado. 

Quais construções seu pai fez que o senhor ajudou?
Do Antônio Barbieri, do velho Daros, eu esqueci os nome…Como é que era aquele lá, ele faleceu há pouco tempo, que trabalhava no Osmar Brito…

E o seu pai gostou daqui? Ele ficou aqui até morrer?
Sim, até morrer ficou! 

[banner=100075]
Quando vocês vieram de lá, já tinha todos os irmãos nascidos?
Tudo. O mais novo veio nenê, tinha 40/60 dias. Viemos de caminhão, aham. 

Como era a estrada?
A estrada não, de Pato Branco pra cá era feroz. Era mato, tavam fazendo, tinha bastante atolador, levamos o dia inteiro pra chegar aqui, de Pato Branco.

O senhor gostou da vila?
Sim, eu gostei muito! Eu gostava muito de pescar com vara, ali no Marrecas, no Alvorada, o tempo que eu era piá. Mais que pegava era lambari e saicanga. No anzol, com minhoca. Outros peixe não pegava, traíra nunca peguei, só lambari e saicanga. 

Seu pai não teve roça então, só construção? 
Só construção, não teve roça.

Onde tem o Bairro Alvorada hoje, tinha roças?
Sim, tinha roça, era puro pinheiro, mas tinha as lavourinhas. Os Backes que tinha umas rocinha ali. O Bigaton montou uma serraria lá, daí não sei quanto tempo que ficou a serraria, aí parou porque foi morar em Capanema. O Barbieri comprou sítio ali, tem hoje ainda, pros filhos.

E da primeira eleição, o que o senhor lembra?
Eu lembro bem, a primeira eleição aqui foi em 50, entrou o Getúlio (Vargas). Me lembro bem que a política aqui era feroz, tinha o Daros, o Bordignon, o dr. Walter, era tudo do mesmo partido, PTB, e tinha o Getúlio, o General Lott que era candidato a presidente. Daí, eles fizeram um boneco, botaram em cima do que parecia um burrinho, botaram Getúlio a cavalo em cima e o General Lott puxando com a corda. Era sério ali o negócio. 

[banner=100068]

Esse boneco eles levavam na praça? 
Não, não, só ficou uma noite lá, amanheceu lá e eles tiraram. Na rua mesmo, praça nem tinha. 

O seu pai, fazia campanha pra quem?
Não me lembro bem, mas ele era do PTB, do dr. Walter, o Bordignon… Tinha o Ricieri Cella lá do Rio Grande, que era meu amigo, ele ganhou a eleição, mas tomaram dele porque eu acho que registrou a candidatura depois que venceu os dias, não sei, acharam um ganchinho lá pra cortar ele. Daí entrou o dr. Rubens.*

Aquela campanha também foi bem disputada né? 
Foi bem disputada. Tinha o dr. Walter que era peitudo, ele, o velho Bordignon e o Balduino Daros, eram peitudo na política.

Em 52 o senhor serviu o Exército no Rio de Janeiro. Como foi?
Foi bem. Fui de navio, o Navio Duque de Caxias, embarquei em São Francisco, Santa Catarina. Foi depois da guerra quase, não logo, mas bem depois. Foi quatro dias, o navio não anda muito, é devagar. Era dia e noite lá, nós tinha comida, cama cada um, tudo bonito e grandão, cheio de canhão em cima, metralhadora, não sei se existe, deve existir ainda. Nós tava em 1.300.

Tudo custeado pelo exército?
Tudo! Comida… tudo por conta do Exército. Teve gente que passou mal por causa do balanço, daí uns voltaram.

E o senhor aguentou?
Fiquei, ih, eu aguentei. Nós tinha balsa em Santa Catarina, era acostumado na água. 

[banner=100067]

E aquele ano no Rio de Janeiro, como foi?

Foi bem, eu gostei, fiquei dez meses lá. Eu não fiquei lá, porque era muito longe de casa e eu nunca tinha saído, eu tinha saudade de casa. Eu fiz curso pra cabo, mas um curso, imagina, de carpinteiro, passei, né, mas tinha que engajar e eu não quis.


E teve a oportunidade de conhecer o Getúlio?
 Sim, de perto, 7 de setembro, longe como daqui ali na árvore. Pra formatura, né. Depois disso, foi prestigiado quando eu voltei, né.

Confira a parte 2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques