Werbran está entre as 30 empresas que mais crescem no país, segundo a Revista Exame
![]() |
Empresária Nancy Brandalizze, diretora da Werbran. |
A Werbran Distribuidora de Medicamentos foi destaque na edição da Revista Exame, que publica anualmente um estudo sobre as 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no país. A pesquisa relaciona os empreendimentos que prosperaram nos últimos três anos e mostra quais as estratégias que as empresas lançaram mão para aumentar a rentabilidade. A Werbran ficou em 30º lugar no ranking geral e em 1º no ramo de distribuição de produtos de saúde e higiene para hospitais e farmácias. De 2008 a 2010, a empresa apresentou um crescimento da receita líquida de 188,9%, subindo de R$ 4,6 milhões para R$ 13,5 milhões no triênio.
O histórico de crescimento é impressionante. A empresa iniciou suas atividades há 10 anos somente com o casal Evandro e Nancy Brandalizze. Hoje, são mais de 100 colaboradores diretos e clientes espalhados por todo o país. No começo, as vendas eram concentradas em órgãos públicos; a partir de 2005 passou a abranger também as farmácias. Mas passar a distribuir para um novo segmento não bastava, era preciso um diferencial para se destacar e angariar mais parceiros.
E foi aí que surgiu a ideia de identificar quais eram as principais necessidades dos clientes. Quando os vendedores da Werbran visitavam os donos das pequenas farmácias, eram orientados a perguntar o que a empresa mais estava precisando naquele momento. “Muitos diziam que queriam pintar a fachada e consertar as prateleiras, enquanto outros sentiam falta de motos para entregas”, falou Nancy à Exame.
Segundo ela, com a parceria dos fornecedores, a Werbran se dispunha a resolver alguns dos problemas, contanto que o cliente fizesse contratos mais longos, fidelizando as compras por pelo menos um semestre inteiro. A empresa passou a atender pedidos maiores e com isso conseguiu descontos melhores, aumentando o lucro com as farmácias em 15%. A Werbran atende 1.400 farmácias atualmente, que respondem por 40% das vendas. A meta é chegar ao final de 2012 com 2.500 farmácias atendidas em todo o Brasil. “É importante mostrar que o cliente não é apenas mais um, tem que oferecer um tratamento diferenciado e resolver os problemas no tempo mais curto possível.” A Werbran foi escolhida Destaque do Jornal de Beltrão por três anos consecutivos, de 2009 a 2011.
“O próximo ano será muito positivo para o Brasil, o nosso país é a bola da vez no cenário internacional e quem tiver ideias criativas tem tudo para expandir seus negócios”, reflete. Ela salienta que 2011 foi um ano positivo, porém com mais inadimplência, “não apenas para o nosso setor, mas de forma geral no mercado”. Nancy conta que dois fatores impedem uma expansão maior da empresa: a alta carga tributária brasileira, que em alguns medicamentos chega a 100% sobre o valor do produto, e a logística. Francisco Beltrão fica distante dos grandes centros, dificultando e encarecendo o transporte dos produtos. “Num futuro muito próximo teremos que abrir uma unidade em Curitiba para atender melhor os grandes centros.”