18.2 C
Francisco Beltrão
domingo, 29 de junho de 2025

Edição 8.235

28/06/2025

Werbran está entre as 30 empresas que mais crescem no país, segundo a Revista Exame

Werbran está entre as 30 empresas que mais crescem no país, segundo a Revista Exame

Empresária Nancy Brandalizze, diretora da Werbran.

A Werbran Distribuidora de Medicamentos foi destaque na edição da Revista Exame, que publica anualmente um estudo sobre as 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no país. A pesquisa relaciona os empreendimentos que prosperaram nos últimos três anos e mostra quais as estratégias que as empresas lançaram mão para aumentar a rentabilidade. A Werbran ficou em 30º lugar no ranking geral e em 1º no ramo de distribuição de produtos de saúde e higiene para hospitais e farmácias. De 2008 a 2010, a empresa apresentou um crescimento da receita líquida de 188,9%, subindo de R$ 4,6 milhões para R$ 13,5 milhões no triênio.

O histórico de crescimento é impressionante. A empresa iniciou suas atividades há 10 anos somente com o casal Evandro e Nancy Brandalizze. Hoje, são mais de 100 colaboradores diretos e clientes espalhados por todo o país. No começo, as vendas eram concentradas em órgãos públicos; a partir de 2005 passou a abranger também as farmácias. Mas passar a distribuir para um novo segmento não bastava, era preciso um diferencial para se destacar e angariar mais parceiros.

E foi aí que surgiu a ideia de identificar quais eram as principais necessidades dos clientes. Quando os vendedores da Werbran visitavam os donos das pequenas farmácias, eram orientados a perguntar o que a empresa mais estava precisando naquele momento. “Muitos diziam que queriam pintar a fachada e consertar as prateleiras, enquanto outros sentiam falta de motos para entregas”, falou Nancy à Exame.

- Publicidade -

Segundo ela, com a parceria dos fornecedores, a Werbran se dispunha a resolver alguns dos problemas, contanto que o cliente fizesse contratos mais longos, fidelizando as compras por pelo menos um semestre inteiro. A empresa passou a atender pedidos maiores e com isso conseguiu descontos melhores, aumentando o lucro com as farmácias em 15%. A Werbran atende 1.400 farmácias atualmente, que respondem por 40% das vendas. A meta é chegar ao final de 2012 com 2.500 farmácias atendidas em todo o Brasil. “É importante mostrar que o cliente não é apenas mais um, tem que oferecer um tratamento diferenciado e resolver os problemas no tempo mais curto possível.” A Werbran foi escolhida Destaque do Jornal de Beltrão por três anos consecutivos, de 2009 a 2011.

“O próximo ano será muito positivo para o Brasil, o nosso país é a bola da vez no cenário internacional e quem tiver ideias criativas tem tudo para expandir seus negócios”, reflete. Ela salienta que 2011 foi um ano positivo, porém com mais inadimplência, “não apenas para o nosso setor, mas de forma geral no mercado”. Nancy conta que dois fatores impedem uma expansão maior da empresa: a alta carga tributária brasileira, que em alguns medicamentos chega a 100% sobre o valor do produto, e a logística. Francisco Beltrão fica distante dos grandes centros, dificultando e encarecendo o transporte dos produtos. “Num futuro muito próximo teremos que abrir uma unidade em Curitiba para atender melhor os grandes centros.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques