6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Wikiaves é acervo da fauna brasileira e estimula a observação de aves

 

Essa é a arara-carindé fotografada na Chácara
Rios e foi compartilhada no Wikiaves. 

 

Quem é curioso em saber como são as aves que habitam o Brasil conta com um site confiável: o Wikiaves. Uma enciclopédia virtual produzida de forma colaborativa, onde fotógrafos amadores podem enviar seus flagrantes da natureza. O interessado precisa criar um perfil no site e informar em que lugar sua foto foi tirada. O site tem ornitólogos (especialistas em aves) que irão verificar as informações e elas só são abertas ao público quando chegarem ao conteúdo correto. 

- Publicidade -

Aves da fauna de Francisco Beltrão também estão catalogadas no site, que foi criado em 2008. Atualmente, o site tem milhares de voluntários, muitos deles têm como hobby a observação de aves, outros são fotógrafos e também há especialistas. O colaborador ainda pode inserir informações sobre o comportamento do animal, anexar arquivos de áudio do canto e compartilhar suas fotografias. 

O professor Fernando Rodrigo Treco, do curso de Biologia da Unipar, tem colaborado para a documentação da fauna do município. Ele e seus alunos desenvolvem pesquisas acadêmicas da área, mas ele também envia fotos para o Wikiaves. Dessa forma, o professor contribui com a divulgação das espécies encontradas na região. 
Fernando se cadastrou em março de 2011 e a partir daí já compartilhou dez fotos de dez espécies diferentes.

“Eu fiquei sabendo do site por meio de uns amigos de São Lourenço do Oeste, que me indicaram, pois eu pesquiso aves. Acabei passando a informação para os meus orientandos que também colaboram com o compartilhamento de fotos”, conta o professor. 

O que ele considera mais interessante é que vários ornitólogos fazem a avaliação das fotos. “Então as informações postadas pelos voluntários passam por uma revisão e só são divulgadas para o público quando houver certeza das características. Esta é uma forma de conhecer aves e como eles abrem para fotógrafos amadores também contribui para observação desses animais”, ressalta Fernando. 

Um dos colaboradores beltronenses que mais colaborou com o compartilhamento da fauna local foi Luciano Kohl. Ele foi aluno de Fernando Treco e postou 117 fotos de 91 espécies diferentes. A fotógrafa Giuvana da Silva postou somente uma foto, a de uma arara-carindé. “No ano passado, eu trabalhava numa escola e fomos visitar a Chácara Rios. Enquanto eu estava tirando fotos das crianças, aproveitei e fotografei a arara deles, assim acabei postando no site”, comenta Giuvana, que adora animais e sempre flagra suas aves de estimação. 

Conheça o Wikiaves: ht tp://www.wi kiaves.com.br/

 

No site Wikiaves é possível encontrar informações e fotos sobre a fauna brasileira. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques