5.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 24 de junho de 2025

Edição 8.231

24/06/2025

3° Tratoraço da Cabana Pinga Cai foi na Cabeceira do Rio do Mato

No terceiro tratoraço participaram 14 tratores.

Em 2004 os amigos Joelcio dos Santos, o popular Polaco, seu irmão Jacir (falecido), Eloi, Tiago e Andre Adrija, que residem na comunidade da Cabeceira do Rio do Mato, em Beltrão. Decidiram que iriam construir uma cabana para ter um lugar onde se reunir. O combinado era que nesse local o objetivo não seria para obter lucros financeiros e sim valorizar a amizade e a honestidade. O lugar escolhido foi no sítio da dona Irene de Moura Adrija e do seu filho Eloi. Então os amigos iniciaram a construção da cabana: Diz o Polaco: “Fizemos tudo no zóio sem plumo, só no facão e na motoserra”. O tamanho da cabana que foi construída era de oitenta metros quadrados e foi coberta de lona. A churrasqueira fizeram com pedras retiradas das lavouras.

O local passou a se chamar de Cabana Pinga Cai. Todas as sextas à noite eles se encontravam lá, eram em 12 pessoas, jogavam truco. A cabana virou uma tradição todos os anos no dia faziam festa lá. E o combinado era que cada família levasse um pedaço de carne e o que ia beber. Chegando lá, juntavam todas as coisas e tudo mundo almoçava junto. E sempre mantendo o objetivo da cabana de valorizar a amizade. Em 2014, a cabana foi ampliada e coberta de zinco. Hoje, 20 pessoas fazem parte da cabana. Eloi diz o terreno pode ser seu, mas na cabana ninguém manda mais que ninguém, “somos todos iguais”. A cabana é um ponto de referência, ao lado foi feito um campo de suíço iluminado. Nas quartas tem jogo, na sexta as tradicionais jantas continuam e aos sábados à tarde os pioneiros da comunidade jogam quatrilho. No sábado, além do pessoal da cabana, os jogadores do time da comunidade também participam. Em 2022, no Dia do Colono, o pessoal da cabana teve a ideia de fazer o primeiro tratoraço. Desfilaram na estrada ao lado da cabana 4 tratores, o do Henrique Thomé, Renan Ferri, Mailon Zauza e Emanuel Frigotto. No segundo tratoraço, ano passado, o número de tratores aumentou para 11. No tratoraço desta quinta, dia 25, participaram 14, além dos tratores da comunidade também vieram tratores do Plano Azul e da Sede Progresso, Verê, e da Vista Alegre, Enéas Marques.

Participaram da festa em torno de 70 pessoas, e novamente se manteve a tradição: todos almoçaram juntos. Houve um momento de oração com os ministros da comunidade Dirceu Adrija e Lídia Marques Ferri, na sequência o desfile dos tratores.

- Publicidade -

Após o almoço, alguns jogaram baralho teve música ao vivo com os irmãos Zauza e a Dyna. Também estiveram presente o pessoal da Afubra, o Sérgio, da Parada Beer, e o locutor Rodrigo Pereira, da Rádio Princesa de Beltrão. Já está tudo certo para o dia 25 de julho 2025, quando vai acontecer o quarto tratoraço na Cabana Pinga Cai da comunidade da Cabeceira do Rio do Mato.

Os espetos de carne foram todos de madeira, churrasco no sistema antigo.
Momento de oração com os ministros Dirceu Adrija e Lídia Marques.
Os tratores com seus tratoristas, após o desfile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques