
Em 2004 os amigos Joelcio dos Santos, o popular Polaco, seu irmão Jacir (falecido), Eloi, Tiago e Andre Adrija, que residem na comunidade da Cabeceira do Rio do Mato, em Beltrão. Decidiram que iriam construir uma cabana para ter um lugar onde se reunir. O combinado era que nesse local o objetivo não seria para obter lucros financeiros e sim valorizar a amizade e a honestidade. O lugar escolhido foi no sítio da dona Irene de Moura Adrija e do seu filho Eloi. Então os amigos iniciaram a construção da cabana: Diz o Polaco: “Fizemos tudo no zóio sem plumo, só no facão e na motoserra”. O tamanho da cabana que foi construída era de oitenta metros quadrados e foi coberta de lona. A churrasqueira fizeram com pedras retiradas das lavouras.
O local passou a se chamar de Cabana Pinga Cai. Todas as sextas à noite eles se encontravam lá, eram em 12 pessoas, jogavam truco. A cabana virou uma tradição todos os anos no dia faziam festa lá. E o combinado era que cada família levasse um pedaço de carne e o que ia beber. Chegando lá, juntavam todas as coisas e tudo mundo almoçava junto. E sempre mantendo o objetivo da cabana de valorizar a amizade. Em 2014, a cabana foi ampliada e coberta de zinco. Hoje, 20 pessoas fazem parte da cabana. Eloi diz o terreno pode ser seu, mas na cabana ninguém manda mais que ninguém, “somos todos iguais”. A cabana é um ponto de referência, ao lado foi feito um campo de suíço iluminado. Nas quartas tem jogo, na sexta as tradicionais jantas continuam e aos sábados à tarde os pioneiros da comunidade jogam quatrilho. No sábado, além do pessoal da cabana, os jogadores do time da comunidade também participam. Em 2022, no Dia do Colono, o pessoal da cabana teve a ideia de fazer o primeiro tratoraço. Desfilaram na estrada ao lado da cabana 4 tratores, o do Henrique Thomé, Renan Ferri, Mailon Zauza e Emanuel Frigotto. No segundo tratoraço, ano passado, o número de tratores aumentou para 11. No tratoraço desta quinta, dia 25, participaram 14, além dos tratores da comunidade também vieram tratores do Plano Azul e da Sede Progresso, Verê, e da Vista Alegre, Enéas Marques.
Participaram da festa em torno de 70 pessoas, e novamente se manteve a tradição: todos almoçaram juntos. Houve um momento de oração com os ministros da comunidade Dirceu Adrija e Lídia Marques Ferri, na sequência o desfile dos tratores.
Após o almoço, alguns jogaram baralho teve música ao vivo com os irmãos Zauza e a Dyna. Também estiveram presente o pessoal da Afubra, o Sérgio, da Parada Beer, e o locutor Rodrigo Pereira, da Rádio Princesa de Beltrão. Já está tudo certo para o dia 25 de julho 2025, quando vai acontecer o quarto tratoraço na Cabana Pinga Cai da comunidade da Cabeceira do Rio do Mato.


