
JdeB – Os moradores dos bairros São Francisco, São Miguel, Novo Mundo e parte do Cristo Rei, em Francisco Beltrão, vão ganhar um parque ambiental nos próximos meses. A área escolhida fica num fundo de vale, próximo das nascentes do Córrego Progresso, no Bairro São Francisco, e de frente para as ruas Francisco Cassiano e Quatiguá, e próximo da Unidade Básica de Saúde e da Capela São Francisco.
No fim de semana, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) visitou as obras, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Obras e Viação. Nesta etapa foi feita a terraplenagem e a abertura de dois lagos – um maior e outro menor – e alguns aterros e já foi instalado o parque infantil. Estão prestando serviços no local funcionários públicos com dois caminhões-caçamba, uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira.
O projeto prevê a construção de dois lagos, pista de caminhada, parque infantil – já foi instalado – e academia de exercícios para pessoas da terceira idade. Uma das lagoas tem cerca de cinco metros de altura e servirá de contenção para os dias de chuvas fortes. A promessa de construção deste parque ambiental é ainda de 2018.
Em vídeo gravado para a sua página no Facebook e divulgado no fim de semana, Cleber Fontana comentou sobre a obra: “Um lugar amplo, bonito, com possibilidade de as pessoas fazerem exercícios físicos, de integração da comunidade e também vamos revitalizar toda essa região, asfaltar algumas ruas e melhorar a iluminação pública”.
A região do Novo Mundo, São Francisco e São Miguel está mais afastada de outros bairros, que já têm parques ambientais.

Boa repercussão
A dona de casa Inês Dall´Agnol mora numa casa que fica de frente para o parque em construção e está contente com a execução da obra. “Aqui era um taquaral, era tudo fechado de mata. Agora clareou e deu uma sensação de bem estar… Muito lindo”, diz, entusiasmada.
Inês mora há cinco anos no bairro e só tem elogios. “Ficou muito bonito, eles capricharam “, disse, mesmo sem os serviços ainda serem concluídos. Mas a sensação é essa de quem passa por ali, de que vai ficar bonito, principalmente com o plantio de grama, de mudas de árvores e quando começar a encher os lagos.
A moradora conta que com estas melhorias os terrenos nesta área da cidade já se valorizaram. “A partir do momento que falaram que ia sair o lago, já valorizou.” E no bairro um dos assuntos mais comentados entre os moradores é o parque ambiental. “Muita gente comentando… Graças a Deus vamos ter um lago pra fazer as nossas caminhadas, sem contar que abre mais acesso pro bairro”, relata dona Inês.
Ela espera que a promessa de melhoria das ruas em volta aconteça. “A expectativa é essa, o asfalto e tudo ajeitadinho pra ficarm bom pra todos.”