17.4 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 18 de junho de 2025

Edição 8.228

18/06/2025

Aprovada Moção de Aplauso para o professor Evaristo

Professor Evaristo Castanha, que completa 90 anos em 23 de novembro de 2025, sendo entrevistado ontem pela manhã na Rádio Educadora. Foto: Rádio Educadora FM.

Ontem pela manhã, o professor Evaristo Castanha, 89 anos, foi entrevistado pelo jornalista Adolfo Pegoraro na Rádio Educadora FM, para contar um pouco sobre sua história, pois na tarde de segunda-feira, 12, foi aprovada na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão uma Moção de Aplauso para ele, que é casado com a professora Terezinha há quase 67 anos (casaram em 13 de junho de 1958, dia de Santo Antônio). Eles tiveram três filhos: Margarete, Marli (em memória) e Nelson. Em maio de 2008, ele recebeu o título de vulto emérito do município de Francisco Beltrão.

“Eu fiz essa Moção de Aplauso ao professor Evaristo Castanha porque ele é uma pessoa que tem uma história muito rica em Francisco Beltrão. Alguns meses atrás, meu sogro me presenteou com o livro do professor sobre a história do Bairro Alvorada. Depois, eu fui atrás de todos os outros livros que ele escreveu. Essa história que ele escreve é um patrimônio muito grande para o nosso município. Então nada melhor que a gente fazer essa homenagem em vida”, comenta a vereadora Aline Biezus (Novo), autora da Moção de Aplauso.

“A história do professor Evaristo se mistura com a história de Francisco Beltrão, é um legado fantástico. Ele sempre teve uma atuação fantástica dentro da educação e também nos movimentos sociais, nos movimentos religiosos. Eu participei ativamente na construção desse livro da história do Bairro Alvorada. O professor Evaristo tem um trabalho de voluntariado muito grande”, complementa o vereador Silmar Gallina (PSDB), que é morador do Bairro Alvorada.

- Publicidade -

“Para mim é uma honra muito grande receber essa Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores. Preciso agradecer a todos os vereadores, mas em especial a Aline e o Silmar, que eu conheço muito bem. A Aline é nossa enfermeira no bairro e o Silmar também é uma pessoa que representa muito bem o nosso bairro há muitos anos. Também quero aproveitar para agradecer à deputada Luciana Rafagnin [PT], que propôs o título de Cidadão Honorário do Paraná, que vou receber no dia 22 de maio da Assembleia Legislativa do Paraná”, disse o professor Evaristo, ontem pela manhã, em entrevista na Rádio Educadora.

História

Nascido em Bom Retiro (SC), Evaristo chegou para morar na comunidade do Santana, que hoje pertence ao município de Renascença, em 1947. Seus pais, José e Maria Castanha, tiveram 17 filhos. “Nossa família é pioneira do Santana em Renascença. Eu jogava no Avante FC, fizemos bons jogos em toda a região com esse time. Eu era meio-campo, dificilmente errava um pênalti ou uma falta. Meu apelido em campo era Nenê Castanha”, lembra-se o professor Evaristo, que chegou para morar no Bairro Alvorada, em Francisco Beltrão, no dia 15 de novembro de 1970. Além de ter sido professor do Colégio Estadual Reinaldo Sass, é fundador do Movimento de Lareira em Francisco Beltrão, criado em 1990, também é Ministro da Igreja há 47 anos e sempre teve um envolvimento muito grande com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques