Poder Legislativo homenageou 18 nomes e entidades que sedimentaram trajetória do órgão, que recebeu mais de 2 mil visitas em 2024.

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi palco, na manhã desta sexta-feira (4), de uma celebração aos 170 anos do Arquivo Público do Estado, que serão completados no próximo dia 7 de abril. A sessão solene foi proposta e presidida pela deputada Márcia Huçulak (PSD).
Fundação e relevância histórica
Fundado em 1855, um ano após a instalação da Assembleia Legislativa do Paraná, o então “Archivo Publico Paranaense” tornou-se o abrigo da história do Estado. Seus documentos mais antigos datam do fim do século XVII.
“É a reserva de memória do nosso Paraná, da população que construiu esse Estado”, destacou Huçulak. “Um povo que não preserva sua história não tem futuro. Esse é um patrimônio que deixamos para as futuras gerações: a história preservada.”
Homenagens aos colaboradores
A Assembleia Legislativa prestou, ao todo, 18 homenagens direcionadas a servidores, secretários, pesquisadores, instituições e outros nomes que contribuem ou contribuíram para a consolidação do Arquivo Público do Paraná.
“Imagina tratar um documento de 1627; se o trabalho não for feito com profissionalismo e amor, o Arquivo não estaria tão bom como está. Os documentos não são apenas papéis”, destacou a diretora do arquivo, Kassia Cavalari Basso, uma das homenageadas na cerimônia.
A servidora Ana Paula Joukoski, que trabalha com o acervo há mais de duas décadas e representou os demais servidores homenageados, considerou a homenagem um reconhecimento da importância do Arquivo Público na preservação dos documentos históricos.
Visitas e projetos futuros
O secretário da Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, destacou que o órgão, sediado no bairro Cabral, em Curitiba, recebeu mais de duas mil visitas presenciais somente em 2024. Cerca de 3.400 buscas por informações foram realizadas no período.
“Temos plantas das mais diversas regiões do Paraná, projetos de prédios públicos. As pessoas que buscam a dupla cidadania, por exemplo, procuram informações de imigrantes no Arquivo. As que buscam aposentadoria buscam lá registros de informações da carreira”, exemplificou o secretário.
Goulart anunciou dois projetos para o Arquivo Público: uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para resgatar a história política dos partidos e, em associação com universidades, a ampliação da digitalização do acervo.
Participações na solenidade
Compuseram a mesa, além dos nomes citados, o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; o vice-presidente da Fecomércio Paraná, Paulo César Nauiack; o desembargador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), Paulo Roberto Hapner; o vice-presidente da Pró-Metrópole, Paulo Salesbram; e a diretora de Memória e Patrimônio Cultural, Camila Simoni Junqueira.
Confira a solenidade na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=pg8wGlvJOiA