Os aparelhos serão entregues a pessoas com hipersensibilidade a ruídos.

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 28, os vereadores aprovaram dois projetos em primeiras votações, entre eles, a entrega de Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Zilda Cordeiro Brazil e, ainda, dois projetos em segundas votações, entre os quais, o projeto que autoriza a entrega gratuita de abafadores auditivos para alunos da rede pública municipal com hipersensibilidade a ruídos. Na Participação de Convidados, estiveram presentes os representantes do Rotary Club de Pato Branco – Amizade, presidente, Gauer José Polo, e o médico pediatra Júlio Dias, falando sobre o “Banco de Leite Humano São Lucas de Pato Branco”. Ainda, foram aprovados seis requerimentos e seis indicações.
Medalha para Zilda Cordeiro Brazil
Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 3/2025, concedendo a “Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense” à Zilda Cordeiro Brazil. A proposta foi apresentada pelo vereador Fabrício Preis de Mello (PL).
Zilda atuou em empresas como Perdigão, Super Tropical e Rede Center, além de trabalhar como consultora empresarial. Desde 1988, colabora com o Senac, oferecendo cursos e capacitação. Criou o Projeto Amigo do Idoso, beneficiando mais de 60 pessoas. É rotariana fundadora da Fundação Rotariana Guarani das Mulheres. Liderou três lojas com 270 colaboradores e atua em seleção e treinamento. Contribui com escolas e instituições como o Gama.
Crédito especial
De autoria do Executivo e em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 76, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 109.230,38, a ser destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segunda votação
De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos) e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 10, de 2025, garantindo a distribuição gratuita de abafadores auditivos para crianças com hipersensibilidade a ruídos, de escolas públicas e beneficiárias do cadastro único.
De acordo com a justificativa do Projeto, “a hipersensibilidade auditiva é uma característica comum em crianças com TEA e outros transtornos neurológicos, causando desconforto severo em ambientes barulhentos, como salas de aula e recreios, e o projeto tem como principal objetivo assegurar que essas crianças possam frequentar o ambiente escolar e participar de atividades sociais sem que os ruídos excessivos comprometam seu bem-estar, aprendizado e desenvolvimento”.
Correção de redação
De autoria do Executivo e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 14, de 2025, alterando e revogando dispositivos da Lei nº 5.942, de 7 de julho de 2022, que criou a Política, o Sistema, o Plano e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “a intenção é adequar a redação, corrigindo a ilegalidade existente na atualidade”.