Dia 14, o SCPC Boa Vista promove uma live sobre cadastro positivo

Da assessoria – A sua empresa é uma fonte do Cadastro Positivo? Muitos empresários estão deixando essa questão de lado. Mas, desde 2019 há uma lei determinando que toda a empresa que vende a prazo, administra operações de financiamento ou presta serviços deve enviar aos birôs de crédito os dados cadastrais e histórico de pagamentos de seus clientes. Na prática, raras organizações estão livres das obrigações da Lei do Cadastro Positivo.
“Está na hora do empresário se informar sobre cadastro positivo ou vai ter problemas”, alerta o presidente da CDL de Beltrão, Davi Nesi. A entidade lojista tem buscado informações a respeito do tema para orientar seus associados. Semana passada, esteve na CDL o consultor do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) Boa Vista, Márcio Mesquita, e um dos assuntos debatidos foi o cadastro positivo.
Márcio enfatizou a necessidade das empresas se adequarem às exigências legais. “Em alguns estados, os empresários já estão enfrentando problemas judiciais por não enviar as informações determinadas pela lei. Não demora, isso chega aqui.” Ele explicou que o caminho para se credenciar como fonte positiva passa pela orientação de um dos birôs gestores de banco de dados, como o SCPC Boa Vista — representado em Beltrão pela CDL.
Live no dia 14 de abril
“Queremos fazer da CDL a referência regional sobre cadastro positivo. Nosso dever é orientar e dar suporte aos associados”, resume o presidente Davi Nesi. A entidade lojista irá comunicar seus sócios a respeito de uma live promovida pelo SCPC Boa Vista e ACP (Associação Comercial do Paraná), que tratará exclusivamente sobre o tema. O evento está agendado para o dia 14 de abril.
Cadastro positivo, o que é?
É um banco de dados que reúne o histórico de pagamentos do consumidor. Contas pagas mensalmente, como água, luz, telefone, financiamentos, cartão de crédito, etc, são consideradas e geram pontuação. No momento em que o consumidor busca crédito, esse histórico é levado em consideração. Quem tem histórico de bom pagador, tem mais chance de obter crédito. “No Brasil estamos muito atrasados. O mundo usa cadastro positivo, é muito mais eficiente”, frisa Márcio Mesquita.
Obrigações das empresas que são fonte de dados
Ao se tornar fonte de dados para o cadastro positivo, a empresa terá deveres como enviar de forma periódica (a cada 10 dias) os dados necessários aos birôs de crédito; manter registros adequados para verificar, confirmar ou corrigir informações sempre que solicitado; respeitar os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados para tratamento e compartilhamento de dados dos clientes.
Para mais informações sobre Cadastro Positivo e outras atribuições ligadas à informação de crédito, basta entrar em contato com a CDL de Francisco Beltrão pelo fone: 3524-1213.