11.7 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Com missa e carreata, Jornada Jovem completa 50 anos em Beltrão

Jovens que participaram do “Jornadão”, domingo passado, 26, em comemoração aos 50 anos de história em Beltrão. Foto: Assessoria.

JdeB – A Jornada Jovem comemorou 50 anos de história em Francisco Beltrão com celebrações e eventos no último domingo, 26. A data foi marcada por um “Jornadão”. Uma santa missa, presidida pelo padre Delcir Poletti, foi celebrada na Concatedral. Depois, o grupo percorreu a cidade em carreata até a antiga associação da Cattani para passar o dia em confraternização. Mais de cem pessoas participaram.

Fernando Henrique Lovatel, reitor eleito da Jornada Jovem junto com Sandra Contini, explica que o movimento tem sido muito importante para os jovens do município ao longo de sua história. Ele próprio, em 2013, participou da 103ª Jornada Jovem, quando tinha 18 anos, e disse que a experiência transformou sua vida. “Eu tenho uma vida antes da Jornada e uma vida pós-Jornada. Foi uma virada de chave.”

Fernando conta que a Jornada Jovem é um retiro de três dias, em que os jovens vivem um período de espiritualidade. “Eu digo que é um fim de semana para reaproximar o jovem de Deus. A gente vê, no domingo de encerramento, que até o olhar do jovem é diferente. Ele sai com a chama do Espírito Santo.”

- Publicidade -

Os retiros acontecem duas vezes por ano para toda a comunidade católica beltronense. Além disso, outros encontros e atividades são realizados para manter a proximidade entre os jovens.

História da Jornada Jovem

A ideia da Jornada Jovem teve início em março de 1972, na cidade de Lajes, Santa Catarina, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio. Frei Álido Rosá e Frei Hugolino Becker questionaram sobre o que poderiam fazer pelos jovens e pelas famílias naquela quaresma.

Com a ajuda de alguns jovens da paróquia, os dois freis organizaram o programa para um retiro de um final de semana. Assim nascia a Jornada Jovem. O primeiro retiro reuniu 40 jovens. O sucesso da primeira edição chamou a atenção de dioceses de outras cidades.

Em 1973, Itamar Pereira e Ledir Petry conheceram o movimento, e em 1974 o trouxeram para Francisco Beltrão. O primeiro encontro na cidade foi realizado em 25 de janeiro de 1975. No início, a Jornada durava apenas um dia.

A partir de Francisco Beltrão, o movimento se espalhou para outras cidades, como Marmeleiro, Pato Branco, Capanema, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Porto Alegre, Primavera do Leste (MT), Catanduvas (SP), entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques