
JdeB – Começou a primeira etapa dos trabalhos para a construção da filial da rede de lojas Havan em Francisco Beltrão, no Bairro Água Branca. A empresa Bool Engenharia, de Passo Fundo (RS), iniciou os serviços de sondagem do solo. A segunda fase será a fundação, para as colunas de sustentação do prédio, e a terceira a instalação do pré-moldado – esta estrutura já vem pronta para Beltrão – e a última parte é o acabamento.
João Carlos de Oliveira Jr., gerente de obras da Havan, está em Beltrão acompanhando o início dos trabalhos. Ele conta que os projetos estão sendo adequados ao terreno, por isso não poderia dar mais detalhes. Daqui, ele está repassando os dados para o setor de engenharia da empresa, na matriz, em Brusque (SC). Mas o gerente adianta que será construído um prédio com dois pisos, o inferior – térreo – será de estacionamentos e a praça de alimentação; na parte superior ficará a loja com os seus diversos departamentos e outros setores. João Carlos diz que não há previsão de quando a construção ficará pronta.
A Bool Engenharia é responsável pela parte da obra civil. Outras empresas estarão envolvidas a cada etapa de execução dos projetos. Após a conclusão da fundação, começa a implantação dos pré-moldados. A loja ficará de frente para o trevo e terá estacionamentos no térreo e nas duas laterais.
Fechamento do local
Nesta semana devem ser instalados os tapumes em volta do terreno que fica de frente para o trevo do Bairro Água Branca e na confluência das PRs 180 e 483 e a Avenida Dom Agostinho Sartori. A instalação de tapumes numa construção é de praxe das construtoras para evitar a circulação de pessoas de fora e também para garantir segurança.
O terreno
A Havan arrendou por 25 anos o terreno pertencente ao Grupo Meimberg, que mantinha no local a concessionária de caminhões Bigger/Ford, desativada devido ao fechamento da montadora Ford no Brasil.
Grande estacionamento
Em março do ano passado, o JdeB publicou uma matéria sobre a construção e informou – naquele momento – que a obra teria, ao todo, 16.605 metros². Na época, o arquiteto Dalcy Salvati, ex-diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippub), de Francisco Beltrão, deu alguns detalhes do projeto: entre eles, a instalação de escada rolante, estacionamentos com 327 vagas para carros, a manutenção do atual acesso e mais um lateral para cargas e descargas.
Uma conquista
A instalação da filial da Havan em Beltrão é resultado dos contatos da administração municipal com os diretores Luciano Hang, diretor-presidente, e Nilton Hang, diretor de expansão da empresa. Beltrão é uma das poucas cidades de médio porte do Paraná que não contava com uma loja da rede. Durante a construção da obra devem ser gerados entre 100 e 120 empregos diretos. Com mais esta conquista, o município vai se consolidando como um polo regional nos setores comercial e de prestação de serviços – saúde, educação, entre outros. O gerente de obras da Havan não tem previsão de quando a nova loja será entregue. Mas a administração municipal acredita que a inauguração deva ocorrer até o fim deste ano. O prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito Antonio Pedron têm apoiado as empresas novas que querem se instalar no município e também as empresas locais que têm interesse em expandir suas instalações, negócios ou produção – no caso das indústrias.