17.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Davizinho é especialista em escolher nomes para animais

Davi Girardi da Silva tem três anos e nove meses. Desde os dois anos, é ele quem escolhe os nomes dos animais na chácara dos avós Quintino e Salete, e dos primos Nelis e Lucivane. Davi é filho de Fabíola e Adenilson da Silva, e eles residem próximo do Aeroporto, em Beltrão.

Pela manhã, Davi estuda no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Peter Pan, no Maternal Três. À tarde, quem cuida dele é a vó Salete, que possui uma criação de galinhas caipiras com mais de 50 aves. Davi está sempre pronto para ajudar a vó, até mesmo deixando de brincar com seu priminho Bento, de 2 anos. Ele até ganhou um par de botas de borracha do vô Quintino para ir ao galinheiro. Davi ajuda a cuidar das galinhas, colocando água, recolhendo os ovos e ajudando a limpar o galinheiro, e isso é a sua maior alegria. Quando algumas galinhas começam a brigar, ele corre para separá-las, não gosta de violência.

Essa é a Paçoca, a galinha preferida do Davi.

Davi colocou nome em muitas das galinhas da vó, como a Pretinha, Marronzinha, Branquinha, Pitoca e Pipoquinha, mas a sua preferida é a galinha Paçoca.

- Publicidade -

Algumas vezes, durante a semana, Davi também vai à chácara do seu primo Nelis, onde ele tem muitos animais. Foi Davi quem escolheu o nome da maioria deles. Tem o porco Picolé, Ton, Paçoquinha e a porca Pintadinha. Os bois ele chama de Valentino, Caramelo e Bandido, que é um touro bem bravo, do qual ele tem bastante medo. Também escolheu os nomes dos cachorros: Lobinho, Leão, Lecy, Scubi e o Tobi.

No início do mês, Nelis ganhou do seu amigo José da Silva, que mora no Km 23, em Beltrão, um casal de Pincher. Assim que Davi viu os animais, começou a chamá-los de Cinderela e Caçador.

Fabíola e Adenilson comentam que Davi seleciona os nomes dos animais baseado nos personagens das histórias que eles contam para o filho. Davi é um menino superinteligente, e suas histórias preferidas são Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Dinossauros, Gigante e o Rei Leão.

Davi mostra a Pincher que pôs o nome de Cinderela.

Quando se carneia algum dos animais, tem que ser escondido de Davi, pois se ele souber, chora muito, pois não aceita que mate nenhum deles. Na refeição em que tem frango assado, ele quer saber se veio do mercado. O jeito é falar que sim, daí fica tudo certo. Nelis tem seus cachorros presos no canil por serem muito bravos, mas Davi sempre dá um jeito de soltá-los, pois não gosta que fiquem presos. Depois, Nelis tem um trabalhão para conseguir prendê-los novamente e soltar também todos os galos e galinhas.

Davi gosta muito dos seus tios, Fábio, Fabiel, Fabiane e Fabiano, pois fazem todos os seus mimos. Ele acompanha todos os jogos do Marreco, pois sabe que o tio Fabiano é fisioterapeuta do time. Davizinho está aprendendo a tocar violão, teclado e bateria. Toda semana, Fabíola e Adenilson o levam junto à missa, e aos domingos à noite participam do Grupo de Oração Jovens Amigos da Fé, que acontece na igreja da Paróquia Cristo Rei, no Bairro da Cango. Fabíola e Adenilson se sentem muito orgulhosos da maneira como estão criando e educando o Davizinho.

O INTERIOR

Amado Reis, do Comércio de Madeira Reis, estava andando a cavalo com a sua filhinha Isis Maria, de 11 Meses. Eles estavam na Comunidade da Barra Grande, Manfrinópolis. Amado reside no Bairro Marrecas, Beltrão, com a esposa Andresa e suas outras duas filhas, a Natália e a Ana.
De Marmeleiro: Itamar Guizzi, que é mestre de obras, músico e proprietário da Banda Expressão Latina, e Nereu Miserski, que há mais de 30 anos é colunista do Jornal de Beltrão. Nereu foi fazer uma visita para o Itamar e já aproveitou para renovar a sua assinatura do JdeB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques