16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Dicas para lidar com animais durante a queima de fogos

Pavor de estampidos de fogos pelos cães se deve aos seus ouvidos mais sensíveis. Foto: Freepik

Petlove – Fogos de artifício e cães não combinam. Por mais que o medo dos animais seja um sentimento normal, a questão não deve ser considerada da mesma forma. Isso porque, além do desconforto emocional, o pavor de fogos de artifício com estampido pode provocar fugas e outros acidentes com o pet.

Os cães têm ouvidos muito sensíveis, capazes de ouvir timbres inaudíveis para os humanos. Por isso, os altos ruídos dos rojões podem até causar dor ou prejudicar a audição de um pet. Outros motivos ajudam a explicar esse pavor, como estresse, senso de ameaça, medo “genético” e aversão ao desconhecido. Para ajudar nessa fase do ano, aí vão algumas dicas para acalmar o pet.

Prepare o local

- Publicidade -

Prepare a casa para o momento da queima de fogos. O pet deve se sentir seguro e protegido durante os estrondos, ter um esconderijo para poder se abrigar, com cobertores nas janelas e portas da casa para abafar os estrondos.

Seja a companhia do cachorro

A companhia do tutor vai garantir que o seu cachorro se sinta mais seguro. A ausência pode fazer com que ele sinta ainda mais medo e fique desnorteado com os estampidos.

Não saia com o seu pet

Para não deixar o pet sozinho em casa, muita gente opta por sair para o local em que vão passar a virada de ano. Esse é um erro grotesco, pois o cachorro pode fugir ou até mesmo atacar alguém por causa do medo durante a queima de fogos.

Nunca o prenda

Não é recomendado que se prenda o cachorro em um cômodo da casa, principalmente se esse local não for comum para ele. Até pode se ser preparado um quarto para ele com tudo o que precisa para se sentir seguro, mas ele não deve ser trancado – a menos que o tutor feche a porta e fique com ele.

Petiscos e brinquedos

Uma boa maneira de acalmar um cachorro com medo de fogos é o distraindo durante o momento considerado muito estressante. Basicamente, você vai direcionar o foco dele para algo que ele goste a fim de fazer com que ele não “perceba” o que está acontecendo em sua volta.

Músicas relaxantes

Em plataformas como Youtube e Spotify, há uma lista extensa de músicas relaxantes para cães que podem ser usadas para acalmar o pet durante o fim de ano.

Use produtos específicos para ajudar o seu pet

Existem produtos específicos para acalmar o pet durante a queima de fogos. O Adaptil, por exemplo, é de fácil manuseio, não tem contraindicações, e replica um odor materno no ar que deixa o cachorro mais tranquilo e seguro. Também há o Calmyn Dog, que traz sensação de bem-estar e segurança para os cães em situação de estresse. Em hipótese alguma use sedativos ou outros medicamentos sem prescrição médica.

Eduque os convidados

Se a sua casa será o local da comemoração, peça para que os convidados, ao perceberem que o pet está com medo dos fogos, não agradem ou façam carinhos. Até pode parecer um ato cruel, mas isso pode funcionar como um reforço positivo e aumentar a insegurança dele.

Use os barulhos internos ao seu favor

Uma tática é fazer o máximo de barulho possível com objetos do dia a dia que seu pet está acostumado a ouvir. Feche a casa, aumente o volume da TV, ligue a máquina de lavar, ventilador e até o rádio. É uma forma de camuflar os barulhos externos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques