
Por Niomar Pereira – Francisco Beltrão lidera na geração de empregos no Sudoeste do Paraná considerando os últimos 12 meses (fevevereiro 2021 a janeiro 2022). Foram 15.103 admissões e 13.483 demissões, perfazendo um saldo de 1.620 novos empregos. Em segundo lugar está Palmas (1.201) e terceiro Pato Branco (1.133). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal. Se calcular apenas o mês de janeiro o município beltronense criou 129 empregos, ficando atrás apenas de Palmas (401).
O maior município da região vive um bom momento econômico com grandes investimentos públicos e privados em andamento. As obras do novo fórum da Comarca estão alcançando o segundo pavimento; a Havan iniciou a construção de sua mega loja no Bairro Água Branca; um novo shopping foi anunciado neste mês por um grupo de investidores; e, para finalizar, neste mês de março está acontecendo a 30ª Expobel.
A feira também é um dos grandes indutores do crescimento econômico. Só de empregos temporários, a coordenação do evento acredita que estão sendo gerados mais de 3.500 vagas. “Nós temos 500 expositores, considerando que cada expositor tenha três ou quatro pessoas trabalhando. Mas daí tem ainda todos os prestadores de serviço, eletricistas, encanadores, pintores, pessoal da limpeza, da segurança. Enfim todas as áreas envolvidas, chegamos nesse patamar de 3.500 pessoas envolvidas”, comenta Tarsizio Bonetti, presidente da Acefb e um dos coordenadores da Expobel.
A empresária Marizane Brancalione, proprietária do Duets Restaurante, está gerando 30 empregos diários na Expobel, entre garçons, cozinheiras e demais auxiliares. São vagas apenas para a feira. “Mas normalmente o que eles ganhariam em um mês de trabalho normal, recebem em 10 dias de evento.” Eles estão conduzindo o restaurante do recinto de leilões e a lanchonete em frente ao palco, que possui três tendas.