8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Tempo frio agrava dores articulares e musculares em pets

Foto: Shutterstock.

Da assessoria – Quem sofre com problemas nas articulações sabe que as dores nesta região aumentam à medida em que a temperatura do ambiente fica mais baixa. Com os cães não é diferente. “Assim como as pessoas, os animais sofrem em dobro com a chegada de temperaturas mais frias, que se tornam mais comuns no outono e, principalmente, no inverno”, explica Jaime Dias, gerente técnico de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

“Em temperaturas baixas, para manter o corpo aquecido, ocorre uma maior contração da musculatura, o que pode sobrecarregar as articulações e, caso o animal apresente alguma lesão osteoarticular ou tenha sofrido alguma fratura, geralmente são eles os que mais sofrem no período frio”, explica o especialista.

- Publicidade -

Esse é apenas um fator. As articulações possuem um certo tipo de lubrificante, o líquido sinovial, que fica mais espesso na ausência do calor. Segundo o médico veterinário da Vetoquinol, essa situação causa a limitação dos movimentos. Em consequência, o esforço para atividades cotidianas do pet é afetado e agravado pela intensidade das dores.

“É importante que o tutor fique atento a determinados sinais, como dificuldade para andar ou andar mancando, subir e descer escadas, falta de vontade de passear e brincar, mudança de comportamento e aumento de peso. Identificados esses sinais, deve-se procurar um especialista”, diz Jaime Dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques