17.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

FIQUE ATENTO

Golpe usa nome dos Correios e IA para enganar compradores

Suposta caixa com a encomenda usa inteligência artificial para inserir dados como CPF e nome completo para enganar consumidor. Foto: Reprodução.

Um novo golpe na internet mira quem faz compras internacionais pela internet — como as importações da China. O cidadão recebe um e-mail informando que sua remessa foi taxada. Tudo isso com a roupagem dos Correios.

Atraído, o internauta é direcionado para um site, mais uma vez repleto de banners dos Correios. Lá, informa o CPF e, surpresa, surge uma foto de uma caixa da suposta encomenda contendo o nome completo e o CPF. Na mesma página, informa-se um suposto prazo para pagar a taxa de R$ 56 para liberar a encomenda na Receita Federal. Só que não.

Na realidade, a imagem exibida com a caixa da encomenda é gerada por inteligência artificial. Desse mesmo modo são inseridos o CPF e nome completo. Um internauta mais atento notará a falta de endereço de entrega no pacote “fake”.

- Publicidade -

Segundo a agência dos Correios em Francisco Beltrão, a empresa não envia e-mails informando sobre encomendas, nem se encarrega do processo de taxação dos produtos que chegam de fora do Brasil. Essa é uma responsabilidade da Receita Federal. Somente após o pagamento dos impostos a mercadoria chega aos Correios. A Polícia Civil diz que este golpe é recente. “É uma variação. Agora o pessoal tá utilizando inteligência artificial”, diz o delegado Anderson Andrei.

Segundo o responsável pela PC em Beltrão, os vários casos de vazamento de dados por parte de bancos, por exemplo, possibilitam o acesso de documentos aos criminosos. “Em regra, eles enviam e-mail para outras milhares de pessoas e quem tem compra realizada, normalmente, tende a verificar”, complementa.

Para acompanhar o caminho de encomendas, alerta os Correios, é possível pelo próprio aplicativo da empresa. No caso de compras internacionais, é necessário criar uma conta e fazer o monitoramento frequente através do menu “minhas importações”. Lá, constam informações, como se o produto tivesse sido taxado e o pagamento pudesse ser realizado ali mesmo. Nos dois casos, entretanto, a pesquisa é feita somente através do código de rastreamento, sem a necessidade do CPF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques