ABr e JdeB – Estava prevista para este domingo, dia 5, a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em 288 cidades do Brasil. Contudo, segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, cerca de 6 mil candidatos do Rio Grande do Sul não teriam condições de fazer a prova, devido à situação de emergência em diversas cidades. Assim, o Governo Federal decidiu adiar o dia da prova por causa do desastre climático no Estado gaúcho.
No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas. Segundo a Gazeta Zero Hora, as provas no Rio Grande do Sul ocorreriam nas seguintes cidades: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.