Lideranças empresariais e políticas e convidados se reuniram para comemora a data.

Agência Fiep – Cerca de 800 pessoas, entre lideranças políticas, empresariais, industriais e convidados, reuniram-se quinta-feira, 15, em Curitiba, na solenidade em comemoração dos 80 anos de fundação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, agradeceu a presença de autoridades, empresários, parceiros, colaboradores, homenageados e seus familiares e falou sobre a alegria em participar da comemoração dos 80 anos da Federação da Indústria. “É motivo de orgulho perceber a grande evolução que a nossa Federação teve desde a sua fundação”, disse.
Ele completou dizendo que “ao longo de sua história, a Fiep e seus sindicatos filiados sempre buscaram articulação e se envolveram nas mais diversas lutas com o objetivo de defender os interesses e permitir melhores condições para a atividade industrial em nosso Estado”.
Vasconcelos também destacou os posicionamentos firmes em questões como infraestrutura, tributação, segurança jurídica, comércio exterior e políticas públicas que são uma marca da Fiep. “Sempre fomos uma entidade presente em todos os momentos em que a indústria cresceu e se fortaleceu no Paraná”, ressaltou.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, que representou o governador Ratinho Júnior, também falou aos presentes. “Quero cumprimentar todos os homenageados desta noite, parabenizar a Fiep pelos seus 80 anos e agradecer por todas as parcerias que mantêm com o Governo do Paraná. São elas que garantem excelência na formação de mão-de-obra, gerando emprego e renda no nosso estado”, enfatizou.
Na sequência, representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antonio Ricardo Alvarez Alban, o vice-presidente da CNI e presidente da Fiesc, MárioCezar de Aguiar, falou que os 80 anos da Fiep são um marco significativo para todo o setor produtivo e para a economia da região Sul do Brasil.
“Graças à dedicação do trabalho dos industriais, a Fiep é reconhecida por promover o diálogo com o poder público e outros segmentos da sociedade em torno de iniciativas essenciais para o desenvolvimento da nossa economia”, frisou Alban.
A solenidade contou ainda com as presenças dos senadores Flavio Arns e Sergio Moro (União Brasil), do secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; e do Planejamento, Guto Silva; deputados federais e estaduais, autoridades municipais e presidentes e representantes do setor produtivo paranaense (Fetranspar, Fecomércio, Sebrae/PR, ACP, Ocepar e Faciap).
A Fiep, junto com o Sesi, o Senai e o IEL formam o Sistema Fiep – provedor de soluções nas áreas de educação, formação e qualificação profissional, segurança e saúde, tecnologia e inovação e cultura dos trabalhadores das indústrias.
Os números da Fiep e do setor industrial do PR
Atualmente, são 37 segmentos industriais em atividade Paraná, totalizando quase 76 mil empresas.
São 108 sindicatos filiados à Fiep – sendo 99 de base estadual, 8 de base nacional e 1 de base interestadual.
As indústrias do Paraná empregam mais de 1 milhão de pessoas.
As indústrias do Paraná movimentam R$ 130 bilhões anualmente – equivalente a 27,4% do Produto Interno Bruto estadual. Esse montante equivale a 6,5% do PIB Industrial do Brasil
Ocupa o 1º lugar nas produções de carne de frango e de tilápia, além de madeira para papel e celulose e produtos de madeira.
Nas produções de suínos, leite, veículos, celulose e papel e produtos de base florestal, o estado é o segundo maior do País.
O setor industrial paranaense também se destaca nas exportações, colocando o estado na liderança nacional das vendas de carnes e de madeira serrada e compensado para outros países.
Três autoridades estaduais homenageadas pela Fiep
Da assessoria – Para marcar a data, a Fiep homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento industrial do Estado. Durante a solenidade, o chanceler da Ordem do Mérito Industrial, Mário Cezar de Aguiar, vice-presidente da CNI e presidente da Fiesc, acompanhado do presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e do diretor da CNI, Edson Campagnolo, entregaram a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI – a mais importante condecoração da indústria brasileira – a Dilvo Grolli, presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial.

Ele foi escolhido por representar a evolução industrial do Paraná e por simbolizar uma mudança na cultura do agronegócio, que cada vez mais investe na transformação do que é produzido no campo, atuação fundamental para a evolução industrial do Paraná. “É um orgulho enorme receber este prêmio, que eu compartilho com todos os produtores e agroindustriais do Paraná. Juntos formamos esta cadeia unificada que envolve o homem do campo, o setor produtivo até chegar na ponta”, comentou Grolli.
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, foi condecorado com a láurea de Honra ao Mérito. “É uma honra ser agraciado com tão elevada homenagem, que eu estendo a todo o Poder Judiciário do Paraná. Agradeço especialmente ao presidente Edson Vasconcelos, que acolheu nosso projeto das varas empresariais regionalizadas, tornando possível esta parceria que vai trazer ainda mais celeridade, eficiência e segurança jurídica aos industriais”, destacou.
O troféu Pinheiro de Ouro foi entregue ao secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Em seu pronunciamento, ele disse que “com muita emoção recebo este reconhecimento tão importante do qual muito me orgulho. Hoje é um dia feliz em que comemoramos os resultados positivos dos indicadores da educação paranaense. Somos o estado com a melhor educação do Brasil no Ensino Fundamental e Médio”.
“Essa parceria com o Sistema Fiep, de trazer o Ensino Técnico Profissionalizante do Senai para dentro das nossas escolas públicas, faz toda a diferença na qualidade do nosso ensino e nos incentiva a buscar cada vez mais motivos para nos orgulharmos do nosso trabalho”, finalizou.