10.2 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Itaipu recebe prefeitos da Associação do Cantuquiriguaçu


Encontro teve como objetivo fortalecer a parceria e o diálogo entre a binacional e a entidade que reúne 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná.


Integrantes da Comitiva de Prefeitos da Associação do Cantuquiriguaçu, entidade que congrega 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná, foram recebidos pelo diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional.

A Itaipu Binacional recebeu, na manhã desta quarta-feira (16), 21 prefeitos da Associação do Cantuquiriguaçu, entidade que reúne 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná. A comitiva foi recepcionada pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da empresa, e o encontro foi seguido por uma visita técnica à usina.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a parceria institucional entre os municípios e a Binacional, com foco no desenvolvimento regional, na troca de experiências e na integração de ações. Carboni destacou a importância de uma atuação articulada com os governos estadual e federal. “A Itaipu tem inúmeras ações nos territórios, mas não queremos que sejam iniciativas isoladas. A lógica é integrar com os municípios e o Estado”, afirmou o diretor.

Ele também reforçou o compromisso da empresa com políticas ambientais e sociais, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a qualidade de vida da população local.

- Publicidade -

Recursos que transformam realidades

O presidente da Associação do Cantuquiriguaçu e prefeito de Foz do Jordão, Francisco Clei da Silva, agradeceu os investimentos realizados pela Itaipu e destacou o impacto das ações nos municípios. Segundo ele, os recursos já permitiram, por exemplo, a pavimentação de uma comunidade rural, beneficiando diretamente mais de 30 famílias, muitas delas produtoras rurais. “Nosso objetivo é adquirir mais conhecimento e entender melhor como o projeto funciona. Hoje, somos gratos à Itaipu por disponibilizar esses recursos. Isso foi muito importante para nós”, ressaltou.

Para o futuro, Clei manifestou interesse em novas parcerias para perfurar poços artesianos e instalar iluminação de LED com energia limpa nas comunidades.

Boas práticas em Rio Bonito do Iguaçu

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sézar Augusto Bovino, relatou as conquistas alcançadas por meio do Programa Itaipu Mais Que Energia. Entre as principais obras estão a proteção de nascentes, a construção de uma central de biogás e a execução de uma nova estrada asfaltada, beneficiando aproximadamente 800 famílias assentadas — o que representa 50% da população rural local.

Segundo Bovino, esse é provavelmente o primeiro asfalto dentro de um assentamento no Paraná. “Com os recursos financeiros, conseguimos realizar obras importantes para o município e atender as pessoas que mais precisam”, enfatizou.

Integração regional

Além de Foz do Jordão e Rio Bonito do Iguaçu, participaram do encontro representantes dos municípios de Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Goioxim, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu e Virmond.

A visita técnica à usina hidrelétrica de Itaipu proporcionou aos prefeitos uma imersão no funcionamento da estrutura e nas soluções adotadas pela Binacional em seus projetos sustentáveis. O evento reforçou a importância do diálogo entre a Itaipu e os municípios para promover um desenvolvimento mais justo e integrado na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques