Ele dedicou sua vida à causa espírita e ao amor ao próximo.

Estadão – JdeB – Um dos principais nomes do espiritismo no Brasil, Divaldo Pereira Franco faleceu aos 98 anos. Divaldo participou de muitas conferências espíritas. Esteve em Francisco Beltrão e Pato Branco pelo menos duas vezes para proferir palestra sobre espiritismo. A última visita foi em março de 2009, para conferência nas duas cidades.
Ele nasceu em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana (BA). Foi responsável por mais de 20 mil conferências, realizadas em mais de 2.500 cidades e 71 países ao redor do mundo. Com mais de 260 obras publicadas e mais de dez milhões de exemplares vendidos, ele deixou um legado literário espírita que abrange mais de 200 autores espirituais nos mais diversos temas e gêneros textuais. Suas obras foram traduzidas para 17 idiomas. Médium missionário e multifacetado, Divaldo se tornou um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade.
Fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção (1947) e a Mansão do Caminho (1952), que se tornaram um complexo educacional e socioassistencial, com 44 edificações, distribuídas em ruas, bosques e lago, em que são atendidas, diariamente, mais de cinco mil pessoas – crianças, jovens, adultos, idosos – que procuram ajuda material, educacional e espiritual.
Tio Divaldo, como carinhosamente chamado, foi também um pai e educador incansável, tendo adotado mais de 650 filhos, que cresceram nas antigas casas-lares da Mansão do Caminho. Por tudo isso, recebeu mais de 800 homenagens de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais, pela sua total doação às causas humanitárias. Sua história foi contada no filme “Divaldo, o Mensageiro da Paz”, lançado em 2019. Divaldo Franco ensinou que o amor é a força transformadora capaz de iluminar os caminhos mais sombrios. Que sua luz continue a brilhar em nossos corações, inspirando-nos a sermos melhores a cada dia.
Perda lamentada
Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Salvador lamentou a morte. “Nos despedimos hoje de Divaldo Franco, um dos maiores líderes espíritas da história. Com tristeza, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos desse homem de tamanha grandeza, de entrega às causas humanitárias. Sua existência sempre será um exemplo para todos nós”, publicou a Prefeitura.