17.5 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

DESTINAÇÃO CORRETA

Novas normas para destinação do lixo em Pato Branco

Parte do recolhimento de recicláveis voltará a ocorrer de porta em porta, reduzindo o número de contêineres distribuídos na cidade. Foto: Assessoria.

Por Luana Borba – A partir desta semana passaram valer em Pato Branco as novas diretrizes para a destinação de resíduos orgânicos e recicláveis. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, galhos, restos de construção e materiais volumosos, como móveis velhos e colchões, não serão mais coletados pelo município. O secretário anunciou também a redução do número de contêineres destinado ao lixo reciclável e que em breve haverá alteração da taxa de lixo paga pela população.

A destinação correta de lixos volumosos e restos de construção passam a ser de responsabilidade do cidadão que deverá contratar serviços particulares especializados para dar destino correto aos detritos, pois o aterro não receberá mais tais resíduos. Galhos, podas e folhas serão recebidos na área de resíduos do município, e o lixo eletrônico deve ser entregue na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), localizada na BR-158, KM 522.

Menos contêineres

- Publicidade -

Michaliszyn destacou que a região central de Pato Branco terá grande parte dos contêineres voltados ao lixo reciclável retirados, dos bairros serão removidos 75 ao todo. “Estamos planejando novas rotas para os caminhões, garantindo uma coleta no sistema porta a porta eficiente e dentro da periodicidade adequada”, explicou.  A secretaria também estuda a possibilidade de contratação emergencial de uma empresa terceirizada para suprir a demanda atual de coleta.

Segundo o secretário durante o período de adaptação às novas diretrizes, os responsáveis por descartes inadequados receberão apenas medidas educativas. Porém, posteriormente, haverá punição conforme a legislação vigente. “A adesão da população é essencial para garantir o sucesso destas novas diretrizes e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado para as futuras gerações”, conclui Michaliszyn.

Para mais informações acesse o site oficial da Prefeitura de Pato Branco ou entre em contato pelo telefone 3220-1574. Além disso, foi lançada a campanha “De Volta ao Ciclo: Seu lixo no lugar certo!”, que visa conscientizar a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques