O site da Prefeitura vai liberar os boletos a partir de 24 deste mês; quem quiser o carnê, poderá retirar depois de 5/março.

Por Adolfo Pegoraro – O secretário da Fazenda da Prefeitura de Francisco Beltrão, Edinilson Souza Lucas, foi entrevistado ontem pela manhã pela Rádio Educadora e divulgou o cronograma de pagamento do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).
Segundo ele, os boletos poderão ser adquiridos pelo site a partir do dia 24 de fevereiro, uma segunda-feira. Quem quiser o carnê impresso, pode retirar a partir do dia 5 de março nos seguintes locais: Espaço da Arte, Poupa Tempo do São Miguel, Poupa Tempo da Cidade Norte e Cras do Padre Ulrico.
A primeira parcela vence no dia 17 de março, também uma segunda-feira, e quem quiser liquidar à vista terá um desconto de 10%. O parcelamento pode ser feito em até seis vezes, mas precisa seguir uma tabela conforme o valor do imóvel. “Se o IPTU for de até R$ 161,38, então pode fazer em duas parcelas, se for de R$161,38 a R$ 322,77, então vai ser até quatro parcelas, e se for acima de R$ 322,78, vai ser em até seis parcelas”, comenta Edinilson, que lembra sempre que o cálculo do IPTU leva em consideração o valor venal do imóvel, não o valor de mercado.
“Em caso de imóveis com construção, o valor do IPTU é de 0,5% do valor venal do imóvel, mas para quem tem terreno baldio, o imposto é de 3,25% do valor venal do imóvel. Isso está previsto em Lei Municipal”, complementa o secretário.
Hoje Francisco Beltrão tem aproximadamente 40 mil imóveis que vão ter que pagar o IPTU. “Quem tem dívidas do passado com o imposto, vale ressaltar que o cálculo é feito conforme o URM [Unidade de Referência do Município], que até o ano passado uma unidade equivalia a R$ 75,89 e agora, em 2025, subiu para R$ 80,69. Com base nisso é feita a correção do valor atrasado”, diz Edinilson.
“Eu queria reforçar que nós também vamos estar espalhando cartazes com QR code em espaços públicos para que a pessoa também consiga entrar e acessar o site direto lá do IPTU, pra facilitar. Outra solicitação nossa é que as pessoas que vêm buscar pra mais de um imóvel, que reúna de todos, pra não ficar várias pessoas na fila. E sempre estamos a lembrar: é importante trazer o carnê do ano passado, com os dados do imóvel, que aí fica mais fácil de localizar o documento, trazer o RG do dono, a matrícula do imóvel. Isso tudo é um pedido pra facilitar, pra ser mais ágil e não dar tanta fila pra pegar o carnê”, diz o secretário.