Ana Maria Hobold, intercambista no Canadá pelo programa Ganhando o Mundo, venceu um concurso de artigos em sua escola em que discursou sobre a emigração brasileira ao País.

JdeB – A estudante Ana Maria Hobold, de Francisco Beltrão, do Colégio Estadual Cristo Rei, está fazendo intercâmbio no Canadá, pelo Programa Ganhando o Mundo. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e Esporte, selecionou 100 estudantes da rede estadual de ensino para intercâmbio de seis meses no país da América do Norte. Ana conta que terça-feira, 7, ficou em 1º lugar num discurso, na escola, e ganhou US$ 50. “Discursei sobre cidadania canadense e porque os brasileiros optam por migrar para o Canadá e obter cidadania dupla.” Leia o discurso/artigo da aluna beltronense:
Você já pensou por que os brasileiros escolhem imigrar para o Canadá e se tornarem cidadãos?
* Por Ana Maria Hobold
Hoje vou falar sobre os motivos pelos quais os brasileiros optam por emigrar para o Canadá e como esse processo acontece. Historicamente, os imigrantes do Brasil optaram por se mudar para o Canadá por vários motivos que incluem estudo, bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a chance de uma melhor qualidade de vida para criar um futuro melhor para suas famílias. Outros, se mudam do Brasil para o Canadá para iniciar um novo negócio ou investir nas muitas oportunidades do País. A grande coisa sobre a imigração canadense e aqueles que procuram emigrar para o Canadá, do Brasil, é que o Canadá faz muito pouca distinção entre nacionalidades. Isso significa que quando se trata de emigrar do Brasil para o Canadá, os cidadãos brasileiros são bem tratados, assim como os imigrantes de todo o mundo. Falando sobre minha experiência vindo para o Canadá, o processo não foi difícil. Você deve ter seu passaporte (que você obtém em seu país de origem), seu visto (um documento oficial, geralmente carimbado dentro de um passaporte, dando permissão de uma autoridade estrangeira para você entrar em um país) e o processo de imigração de quando você já está no país. Depois de obter todos os documentos necessários, você deve responder a algumas perguntas sobre o motivo pelo qual está indo para o país e o que vai fazer lá. Os benefícios da cidadania canadense incluem a possibilidade de viver permanentemente em uma das sociedades mais pacíficas economicamente, socialmente e politicamente estáveis do mundo. Além disso, usufruindo de um dos passaportes mais poderosos do mundo, com direito a voto e entre uma série de outras vantagens. Existem várias condições que você precisa cumprir para se tornar elegível para a cidadania canadense. Você deve ser um residente permanente, atender aos requisitos de presença física do Canadá, que é residir no Canadá por cinco anos antes da data de sua inscrição, declarar seu imposto de renda, passar em um teste de cidadania canadense e provar suas habilidades no idioma. A segunda língua do Canadá é o francês. Vocês já pensaram em emigrar para a França e se tornarem cidadãos de lá? Viver uma vida totalmente diferente em outro país? Pode ser assustador, mas ter dupla cidadania tem seus benefícios. A dupla cidadania lhe dá a capacidade de possuir propriedade em cada país, residir, trabalhar e viajar facilmente entre os dois. Os brasileiros optam por emigrar para o Canadá para uma vida melhor. O Canadá é um dos melhores países do mundo em termos de qualidade de vida. Estar disposto a mudar de vida para se tornar cidadão de outro país não é fácil. Você encontrará muitas dificuldades para sair do país em que nasceu e cresceu. Você pode ter medo, mas, se tiver coragem de enfrentar esses desafios, perceberá que essa aventura vale a pena. Esta será uma experiência que você nunca vai esquecer.
Tendo uma pequena ideia de como funciona a dupla cidadania, você teria coragem de morar em outro país e tirar sua cidadania lá?
*Ana Maria Hobold, de 15 anos, intercambiária do Programa Ganhando o Mundo.