Desde o início de fevereiro Salto do Lontra já registra 676 casos confirmados de dengue. Desse total, 644 pacientes são considerados curados da doença e os demais, ou seja, 32 ainda estão em recuperação. Há ainda um caso em investigação e 47 pessoas testaram negativo. Portanto, já são 724 notificações da doença de acordo com dados repassados na tarde de terça-feira, 19, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre as ações de combate ao mosquito transmissor, está sendo feita a aplicação de fumacê na cidade. De acordo com a Coordenadoria de Endemias deverão ser feitas de cinco a sete aplicações em um intervalo de poucos dias.
No início desta semana também está sendo realizado mutirão de limpeza em toda a cidade com coleta e destinação correta de materiais que possam acumular água.
O coordenador do Setor de Combate a Endemias, Everton Bandeira, lembra que a luta contra a dengue depende de todos. “Pedimos que cada morador faça a limpeza de suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. É hora de unirmos forças para vencermos a doença” disse.
A Secretaria de Saúde também orienta a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.
Os principais sintomas da dengue
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas. - Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.