21.4 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Francisco Beltrão

Tem início projeto de apoio a famílias de crianças autistas

Flaviana (sentada ao centro) e a equipe que vai trabalhar com as famílias. (foto: divulgação)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), projeto de extensão da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, em parceria com o Cejusc do Fórum da Comarca, dará início ao projeto “Laços que Abraçam” nesta quarta-feira, 7 de agosto. A iniciativa é coordenada pelo professor Alexandre Magno Augusto Moreira e conta com o apoio das secretarias de Emprego, Mulher e Bem-Estar Social, e da Educação.

O projeto tem como objetivo criar uma rede de apoio e sensibilização para os familiares e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (Cemaem). Utilizando círculos de construção de paz, uma metodologia da justiça restaurativa, a iniciativa pretende fortalecer os vínculos familiares e proporcionar um espaço seguro para diálogos sobre sentimentos e experiências.

A secretária de Emprego, Mulher e Bem-Estar Social, Flaviana Tubin, destaca que o projeto visa proporcionar acolhimento e um espaço de empatia para as mulheres que têm filhos autistas. “Entendemos que esse momento é individual e único, e queremos criar um ambiente confortável para essas mães. Desejamos fortalecer os vínculos entre elas, formando uma rede de apoio mútua.”

A organização do projeto envolveu dois encontros preparatórios com a equipe de apoio, onde foi apresentada a metodologia a ser aplicada. As atividades serão realizadas mensalmente e atenderão grupos de até 15 familiares ou responsáveis.
O projeto é coordenado pelo professor Alexandre, com apoio na execução da responsável técnica Camila Schulze e do professor Diego Canton, além da participação da professora Andrea Regina de Morais Benedetti, responsável pelo Núcleo de Justiça Restaurativa da Unioeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques