
As amigas Victoria Lúcia Mendonça, 11 anos, e Luíza Mota, 12, não tiraram os olhos do palco e fizeram coro durante as músicas do espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. O evento marcou a abertura oficial da programação de Natal da Itaipu 2024, no Gramadão da Vila A, encantando o público presente.
É a primeira vez que as meninas, recém-chegadas a Foz do Iguaçu, assistem ao tradicional espetáculo promovido pela Itaipu. Acompanhadas pela mãe e pelo irmão de Luíza, elas se emocionaram. “Esta é minha época favorita do ano”, disse Luíza. “A família se junta, eu fico muito feliz”, completou Victoria.
“Faz cerca de um ano que chegamos a Foz. Então, é a primeira vez que a gente vem. E é muito legal, surpreendeu. Itaipu arrebentou! Está de parabéns!”, afirmou Kesia Aline Mota, mãe de Luíza. Ela também se surpreendeu com a atenção do filho mais novo. “Achei que meu filho de cinco anos não ia conseguir acompanhar, mas ele assistiu tudo numa boa”, contou.
Encanto no Palco e no Céu
Com um elenco de mais de 40 artistas, a Companhia Despertar apresentou a história de Luli, uma menina que, com a ajuda de seres mágicos, buscava resgatar o espírito natalino para a sua família. A performance contou com a participação do Coral Itaipu, que emocionou o público com canções natalinas. Alguns coralistas, vestidos de anjos, foram içados por uma grua, criando um espetáculo visual deslumbrante.

A chegada do Papai Noel, em seu trenó puxado por renas, arrancou aplausos da plateia, assim como a chuva de 15 mil balões coloridos biodegradáveis, que interagiram com os espectadores e os personagens da peça.
Manoela Souza da Costa Guimarães, esposa de um empregado da Itaipu, levou os três filhos, a sogra e o esposo ao evento. Mesmo habituada ao Natal do Gramadão, ela se emocionou novamente. “É um momento de muito encantamento, que mexe com a imaginação das crianças e desperta o espírito natalino”, disse.
Vila Encantada de Natal
Antes do espetáculo, os personagens da Vila Encantada de Natal foram apresentados ao público. Mamãe Noel, Fada Atlântica, Vigilantes das Águas, Engenheiro, Maestro Capivara, Onça Maestrina, o artista Natalino e a Senhora Árvore estarão nas casas da Vila até o dia 5 de janeiro, promovendo oficinas e interagindo com os visitantes.
Autoridades e Compromisso com a Comunidade
A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades, incluindo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o secretário municipal de Turismo, André Aliana, o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e o diretor técnico executivo, Renato Sacramento.
Em seu discurso, Verri agradeceu à população pela confiança na Itaipu e destacou os investimentos realizados pela empresa em Foz do Iguaçu. Entre eles estão os R$ 100 milhões para melhorias no Hospital Itamed, o convênio com o Hospital Pequeno Príncipe para aprimorar o atendimento infantil e a licitação para conclusão do campus Arandu da Unila, com impacto direto na geração de empregos.
Verri também mencionou a entrega do novo Mercado Público Barrageiro e reforçou o compromisso da Itaipu com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Natal é um período de reflexão. De estarmos com nossos familiares e pensarmos como estamos. E pensarmos também que tipo de sociedade queremos”, concluiu.
Neste ano, a Vila Encantada de Natal, no Gramadão da Vila A, é uma promoção exclusiva da Itaipu Binacional e não faz parte do Natal de Águas e Luzes, sendo um evento especial para a comunidade local.