ABr e JdeB – Na terça-feira, 17, alguns usuários do X relataram que conseguiram entrar na rede social, mesmo com o bloqueio pelo Supremo Tribunal Federal. O site UOL registrou o ocorrido, por exemplo o seguinte post: “Ministro Alexandre de Moraes: eu não usei VPN, eu simplesmente entrei no Twitter e ele estava funcionando e, não, eu não tenho R$ 50 mil para a multa”, escreveu um perfil.
Ao conferir se realmente a rede social estava ativa em território nacional, o site de notícias relata que para alguns funcionários o aplicativo foi avessado tanto pelo wi-fi quanto pela rede 4G do celular. Todas as funcionalidades do X estavam disponíveis, como publicar, curtir e comentar posts. Contudo, o UOL percebeu que pelo computador não possível entrar no aplicativo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando os relatos de acesso à rede social X. A rede está bloqueada no país desde o último dia 30, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na manhã desta quarta-feira (18), usuários relataram que conseguiram acessar a rede.
A agência reguladora disse que não houve alteração na decisão judicial que bloqueou o acesso à plataforma e que está verificando os casos relatados. Já a assessoria do STF informou que ainda não tem informações sobre essa questão.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil. De acordo com o Artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.