10.4 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 12 de junho de 2025

Edição 8.224

12/06/2025

VW Virtus Sense: o sedã turbo mais barato do Brasil aposta na economia sem abrir mão do essencial

Com foco nas frotas, mas atraente para consumidores comuns, o Virtus Sense se destaca pelo motor turbo, bom espaço interno e consumo eficiente, mesmo com cortes em tecnologia e acabamento


Virtus Sense 2025 faz médias de até 20km/l na estrada. (Foto: divulgação VW)

O Virtus Sense chega ao mercado como o sedã com motor turbo mais acessível do Brasil. Posicionado entre rivais com motor aspirado, o modelo da Volkswagen chama atenção não apenas pelo desempenho eficiente, mas também por aliar economia de combustível e manutenção a um bom pacote de espaço e dirigibilidade.

Diferente de outras versões “Sense” da marca, voltadas ao público PcD, o Virtus nessa configuração foi pensado especialmente para frotistas, com foco em baixo custo operacional. Ainda assim, pode agradar também ao consumidor particular que busca um carro confiável, espaçoso e com motor turbo — algo ainda raro nessa faixa de preço.

Mesmo sendo a versão de entrada, o Virtus Sense entrega diferenciais interessantes, como faróis e lanternas de LED e detalhes cromados na dianteira, que valorizam o design. O visual externo aposta na sobriedade, com rodas de aço aro 15 com calotas pretas e retrovisores e maçanetas sem pintura. A carroceria está disponível em cinco opções de cor.
Por dentro, o acabamento é mais funcional, com foco na praticidade. O modelo vem com um sistema de som básico, com conexões USB e Bluetooth, além de um painel digital de 8 polegadas, que oferece boa leitura das informações. Embora não conte com central multimídia e sensores de estacionamento, o Virtus Sense compensa com piloto automático com limitador de velocidade, seis airbags e assistente de partida em rampas — recursos valorizados tanto em uso urbano quanto rodoviário.

- Publicidade -

Amplo espaço

Um dos grandes trunfos do Virtus está no conforto. O espaço interno é excelente para um sedã compacto, acomodando bem os ocupantes, inclusive no banco traseiro. O porta-malas de 521 litros também é um destaque, sendo ideal tanto para o dia a dia quanto para viagens. Os bancos são revestidos em tecido e oferecem boa ergonomia, mesmo com visual mais simples

Conjunto mecânico eficiente e economia

O grande diferencial do Virtus Sense é seu conjunto mecânico: motor 1.0 TSI com até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, combina do com câmbio manual de cinco marchas. O desempenho agrada: no teste com gasolina, ele foi de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, com boas respostas em arrancadas e retomadas, graças ao torque disponível já em baixas rotações.

A dirigibilidade é outro ponto positivo. A calibração do câmbio favorece o uso urbano, enquanto a quinta marcha mais longa contribui para o consumo reduzido. E por falar nisso, o Virtus Sense surpreende com médias de até 20 km/l na estrada, um dos melhores índices da categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques