
Por Rodrigo Accorsi – Há algum tempo os produtores rurais da região sofrem, principalmente com as adversidades climáticas, para plantar e colher com a qualidade que desejam e que o mercado consumidor necessita. Além disso, a tomada de crédito foi dificultada pela falta de recursos, motivada pela elevação dos preços de máquinas, equipamentos e insumos, o que gerou maior demanda pelo crédito. Diante dos fatores apresentados, o planejamento de safra, com a elaboração de um projeto técnico, se mostra cada vez mais necessário. A Agroplan, empresa com sede no município de São Jorge D’Oeste, tem experiência no mercado agrícola da região, possui especialistas para garantir retorno com a melhor rentabilidade para as propriedades.
Aplicar recursos com responsabilidade
A elaboração de um planejamento com gestão eficiente da propriedade é fundamental para que os recursos disponibilizados pelo governo federal por meio do Plano Safra sejam aplicados de forma eficiente, conforme explica Juliana Camila Debortoli, engenheira agrônoma e sócia-proprietária da Agroplan. “Cada produtor tem suas particularidades e é necessário elaborar um planejamento de acordo com a realidade de cada um, para que a safra se torne rentável”.
O projeto de crédito rural é uma ferramenta da gestão agrícola e, quando bem executado, resulta em maior lucratividade e consequente desenvolvimento da propriedade. A Agroplan está credenciada junto às instituições financeiras tomadoras de crédito da região, como Sicredi, Cresol, Sicoob, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. “A partir do momento em que temos a demanda do produtor em mãos, procuramos a melhor taxa, a melhor linha e a instituição que mais se enquadra para aquele cliente”, esclarece Edemar Daniel Roos, técnico em agropecuária e sócio-proprietário da Agroplan.
Experiência de sucesso
Na Linha São José, interior de São Jorge D’Oeste, a Agroplan tornou a experiência do trabalho com o sistema compost barn um sucesso, na propriedade em que o casal Genivaldo e Luziane Clara Maciel Vieira produz leite. “Caminhamos muito para a realização desse sonho e temos que agradecer todo apoio que tivemos da Juliana e do Edemar. Eles foram fundamentais para a realização deste projeto. A palavra para todo esse trabalho e esforço é gratidão”, diz Luziane.