JdeB – As fortes chuvas dos dias 10, 11 e 12 de outubro na região também afetaram o município de Eneas Marques. Além dos problemas em estradas e pontes e bueiros, houve danos também em lavouras de soja. Domingos Stolfo, presidente da Associação Municipal dos Suinocultores e diretor do Departamento de Agropecuária, conta que as chuvas constantes também atrasaram o plantio da soja, prejudicaram um pouco a presença de pessoas na Festa do Leitão Assado realizada dia 6 de novembro.
“A nossa festa foi grande, mas podia ser maior ainda se o tempo tivesse colaborado [anteriormente]. O nosso povo hoje tá todo plantando, tudo lutando pra conseguir fazer a plantio de soja. Acredito eu que vai ser um plantio de muito resultado esse ano pro nosso município, nosso estado e Brasil”.
Domingos contou que o excesso de chuvas prejudicou os produtores rurais e o início da safra. “Eu vejo assim, o pessoal com uma dificuldade grande por causa da ocorrência do tempo, o tempo que não deixou fazer o plantio na época certa, mas hoje tem que aproveitar e o pessoal estão todo mundo trabalhando e lutando e plantando pra que seja uma das maiores safra do ano”.
Stolfo contou que teve produtor que precisou fazer replantio porque as sementes foram levadas pelo excesso de chuva. “Teve muitas lavoura plantadas que deu problema, teve muita lavoura que o pessoal desmanchou e tá plantando novamente. Tem muitos que deu certo no lugar mais alto que não houve erosão, o plantio tá tudo normal, mas que prejudicou um pouco”.