17.9 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Alunos de Agronomia da Unisep fazem visita técnica a fruticultor de Beltrão

Em pé, Carlos, Vitor, Hélio, Natan, Pedro, Lucas, Eron, Deivid, Mateus e Henrique; agachados, André, Mateus, Fábio e Jaquelini; de chapéu, Jussara e Derli.

No último sábado, 12 de novembro, a turma do décimo período do Curso de Agronomia da Unisep, campus de Francisco Beltrão, realizou uma visita técnica aos fruticultores Derli da Silva e sua esposa, Jussara Bledow. A propriedade está localizada na Linha Jardim Seminário. A visita, que foi supervisionada pelo professor Deivid Fasolo e pelo técnico da propriedade, engenheiro agrônomo Pedro Luís Niemies, que tinha como objetivo mostrar aos formandos a realidade do dia a dia da propriedade.

Para o professor Deivid, é de suma importância oportunizar aos acadêmicos visualizar na prática em uma propriedade rural os principais assuntos abordados em sala de aula, além de demonstrar o quão é importante a assistência técnica para o produtor rural.

O agrônomo Pedro, técnico responsável pela propriedade, descreveu a importância do manejo adequado dos pomares, principalmente a poda de frutificação e o raleio dos frutos, “pois garantem uma qualidade superior dos frutos e, consequentemente, um diferencial na comercialização”.

- Publicidade -

Para o formando Fábio Piasecki, “a visita foi muito importante, todos puderam vivenciar os conhecimentos aprendidos na teoria, pois poucos deles tiveram a mesma oportunidade que tive de estagiar na área da fruticultura, haja vista que a agronomia engloba uma série de atividades, e durante o andamento do estágio curricular e extracurricular os acadêmicos vislumbram as diversas formas de atuação do engenheiro agrônomo”.

Compra direta

Derli, produtor rural que veio do Rio Grande do Sul, onde já trabalhava com videiras, menciona que a propriedade, que tem cerca de 13 mil m², e por estar localizada muito próxima da cidade  favorece a compra direta dos produtos.

Neste ano, a produção de pêssego ficará em torno de quatro mil quilos e as videiras produzirão cerca de sete mil quilos de uva, as quais serão comercializadas diretamente aos consumidores, garantindo a qualidade dos produtos recém-colhidos e a um preço acessível, sem “atravessadores”.

Derli complementou que além das 1,5 mil parreiras e 230 pés de pêssegos, na propriedade foram plantados 100 pés de ameixa, 70 de caqui e70 de figo, que iniciarão a produção no ano que vem. 

Jussara complementa que, além das frutas, são entregues nas quartas e sextas-feiras hortaliças como alface, chicória, repolho, pepino e temperos, produzidos conforme as estações do ano, e que eles já estão comercializando os pêssegos e as hortaliças aos consumidores que diariamente aparecem na propriedade para adquirir os produtos. “E também aceitamos encomenda pelo whatsApp 46-9-9971-7221”, acrescenta Derli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques