9.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Aos poucos, Mercado Municipal vai criando sua clientela

JdeB – O Mercado Municipal de Francisco Beltrão completará um mês de funcionamento dia 3 de janeiro, terça-feira. É o primeiro mercado do gênero no Sudoeste do Paraná. Nas grandes cidades, estes espaços são muito visitados pelos consumidores pela diversidade de serviços e produtos que oferecem e pelo atendimento mais próximo das pessoas. Esta etapa é de criação de clientela, de estímulo à visitação e de conhecimento do espaço público e das lojas, lanchonetes e restaurantes e prestadores de serviços que ali se instalaram. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Liliana Paula de Andrade, está otimista e diz: “Não tenho dúvida que vai ser um sucesso esse espaço.”

O Salão Dois Irmãos, que tem unidades nos bairros Cango e Cristo Rei, também pegou uma sala no Mercado Municipal. O Salão Dois Irmãos presta serviços de cabeleireiro masculino e feminino e barbearia para os homens. Marli dos Passos, cabeleireira e responsável pelo salão, conta que mais três pessoas atendem os clientes. Ela diz que o movimento foi bom até o Natal. Nesta semana o fluxo de pessoas está mais calmo. Sobre este primeiro mês de funcionamento, Marli diz que “foi bom, não dá pra reclamar”. Apareceram novos clientes. As mulheres são as principais frequentadoras do Dois Irmãos. “As mulheres estão gostando, estão voltando”, relata a cabeleireira. No local, as mulheres podem cortar os cabelos, serviços de manicure e sobrancelhas.

- Publicidade -

A Elora Esotérica, que tem loja no Centro, abriu uma filial no Mercado Municipal. Ali são vendidos incensos, essências, velas, incensários, artigos para presentes, cristais e pulseiras. Marcos Girardi, que cuida da loja, considera regular o movimento neste primeiro mês. Sobre as vendas nos dias que antecederam o Natal , ele conta que “saiu bastante presentes; agora tá começando vender kits de limpeza energética para casa e pessoal”. Ele diz que as pessoas estão gostando do Mercado Municipal pelos horários diferenciados.

Restaurante a la carte

O Restaurante Dois Corações abriu uma filial no Mercado Municipal. Trabalham no local a gerente, Solange Cordeiro Pilonetto, e duas cozinheiras. Solange e o marido Marcelo Pilonetto atuam neste segmento há 22 anos. No restaurante do centro trabalham o marido, as duas filhas e mais três funcionários. O novo restaurante está na fase de formação da clientela. O sistema é a la carte, ou seja, a pessoa vê o cardápio, escolhe o prato e a entrega se dá num prazo de pelo menos 15 minutos. As pessoas se servem nas mesas colocadas no corredor do mercado.

Solange comenta que está feliz com a abertura do novo restaurante. “A gente sabe que é o começo ainda”, ressalta, acrescentando que “a gente sabe que demora pra fazer a clientela”. O Dois Corações do Mercado Municipal também atua como lanchonete e são ofertados vários tipos de lanches. Ao meio-dia estão sendo servidos em média 30 pratos. Solange conta que à noite o movimento está melhor. As pessoas vêm sem pressa para fazer lanches e visitar o local.

Expectativa

A expectativa dos primeiros comerciantes estabelecidos é que o movimento aumente gradativamente. Nos próximos meses serão instalados uma casa de suchi, dois empórios, casa de carnes, sorveteria, perfumaria, ateliê, padaria, livraria/banca de jornais, loja de pescados, padaria/casa de massas e casa lotérica/correspondente bancário. Marcos Girardi, da Elora Esotérica, acredita que o fluxo de pessoas vai aumentar com a instalação de outras lojas. Marli dos Passos, do Salão Dois Irmãos, também aposta no aumento do movimento. “Acredito que quando abrir todas as lojas vai atrair mais pessoas ainda”, comenta.

O Mercado Municipal é oportunidade para as pessoas que têm que esperar para pegar os ônibus coletivos urbanos ou para quem perde a conexão e precisa esperar outro ônibus. É que embaixo funciona o Terminal de ônibus urbanos e o fluxo de passageiros vai da manhã até a noite.

Medianeira Rovani Tomazini, que trabalha de zeladora, e dona Graciosa Rovani, aposentada, esperavam ônibus para se dirigir as suas casas, no Bairro Seminário. Antes da lotação chegar, elas deram um pulinho no Mercado. Graciosa visitou o local pela segunda vez e gostou. “É bom porque a gente pode comer ou comprar alguma coisa”, disse. Medianeira visitou o local pela primeira vez e também elogiou a iniciativa. “Muito bonito, muito lindo.”

Em breve, os novos concessionários vão se instalar no Mercado Municipal. Liliana Paula de Andrad conta que as empresas estão com dificuldade de contratar marceneiros e outros prestadores de serviços no final de ano para montar os seus espaços no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques