
JdeB – A safra agrícola 2022/2023 para a cultura da soja começa com uma expectativa de uma grande produção. Na última safra normal (setembro a março) foram plantados 287 mil hectares nos 27 municípios da região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos e a previsão de 1.150.000 a 1.200.000 toneladas. Antoninho Fontanella, do Deral-Seab, comenta que “em função da estiagem, que aconteceu nos meses de fevereiro, março e abril, nós tivemos um problema sério na produtividade, nós tivemos perdas acentuadas, nós consideramos as previsões iniciais de 1.150.000 toneladas, mas a quebra foi de 82% na produção. Então, nós perdemos acima de 800 mil toneladas nos 27 mil municípios da nossa região. Foi uma perda muito grande, significativa. Mas a expectativa é de uma produção melhor para este ano, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
Para esta safra 2022/2023, a estimativa de área de cultivo está na faixa de 300 mil hectares, um recorde histórico para a região de Beltrão-Dois Vizinhos. “Nesse momento nós temos praticamente em torno de 95% das áreas plantadas, deveria estar praticamente encerrando o plantio, mas nós tivemos também a questão climática muito interessante, que foi o excesso de chuvas nos meses de agosto, setembro e outubro. No mês de setembro nós tivemos o registro de 224 milímetros de chuvas e no mês de outubro 515 milímetros. Isso trouxe um certo transtorno para os produtores, porque o plantio que se inicia no dia 10 de setembro, dificultou muito para os produtores, muitos não conseguiram plantar. Nós chegamos até a primeira quinzena de outubro com apenas 15 a 20% da área plantada. Em ano normal, nós teríamos em torno de 40, 45 ou 50% da área plantada até a primeira quinzena de outubro. Aí melhorou o clima e, com isso, nós tivemos uma intensificação no plantio e foi agora, nessas últimas semanas, conseguido efetuar o plantio dessa quantidade, praticamente 95%”, comenta Antoninho.
Antoninho explica que a maioria das lavouras de soja já poderiam estar entrando na fase de floração, como atrasou o plantio e a cultura não vem se desenvolvendo bem até esse momento por causa do frio que tem feito à noite e de manhã, “nós ainda não temos praticamente nada de soja em floração, mas hoje nós deveríamos ter em torno de 20 a 25% da soja em floração, aquela soja plantada na segunda quinzena de setembro. Vamos torcer que a situação melhorar. Há uma perspectiva muito boa de safra ainda, porque ainda nós temos na época recomendada de plantio. Agora, a gente fica torcendo que com esse aquecimento das temperaturas que está tendo na nossa região, não ocorram temporais, granizo, que venha esquentar o solo e a cultura apresente o desenvolvimento ideal para se ter uma boa produção”.
O produtor está investindo em uma série de tecnologias recomendadas para obter uma boa produtiva.