16.2 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Após 2 mandatos na Alep, Paulo Litro vai pra Brasília e promete manter perfil municipalista

“Estou muito orgulhoso de poder representar o Paraná e o Sudoeste no Congresso Nacional”, declarou.

Paulo Henrique Coletti Fernandes, mais conhecido como Paulo Litro, nasceu em 30 de outubro de 1991. É formado em Direito. É filho dos ex-deputados estaduais Luiz Fernandes Litro (1999-2010) e Rose Litro (2011-14). Foto: Orlando Kissner/Alep.

Alep e JdeB – Após dois mandatos como deputado estadual, Paulo Litro (PSD de Dois Vizinhos), 31 anos, agora segue para seu próximo passo dentro da política. Nas eleições do último mês de outubro, o parlamentar garantiu uma vaga na Câmara Federal depois de conquistar nas urnas um total de 82.707 votos. Em Brasília, o futuro deputado federal afirma que continuará atuando próximo aos municípios e às lideranças regionais em prol das demandas paranaenses.

- Publicidade -

“Estou muito orgulhoso de poder representar o Paraná e o Sudoeste no Congresso Nacional. Acredito que, com a experiência que acumulei em oito anos na Assembleia, estou preparado para participar das discussões legislativas nacionais e contribuir para a promoção de uma política municipalista junto ao Governo Federal, garantindo recursos e fortalecendo o desenvolvimento do nosso Estado e País”, diz.

Em Brasília, seu gabinete será aquele que era ocupado pelo deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), que anunciou sua aposentadoria em eleição no ano passado. Na Assembleia, seu gabinete será ocupado por seu tio, Adão Fernandes Litro (PSD), eleito deputado eestadual.

Na Assembleia

Litro iniciou sua passagem na Assembleia Legislativa do Paraná em 2014, se elegendo deputado estadual com 60.918 votos, ainda filiado no PSDB. Durante seu primeiro mandato na Casa, assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude e foi autor de leis importantes como a que estabelece diretrizes para o aumento de vagas de trabalho para o primeiro emprego no âmbito do Estado do Paraná: e a que isenta o doador de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos.

O parlamentar foi reeleito em 2018 com 61.791 votos, também pelo PSDB. Neste mandato assumiu a presidência da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa, além de atuar como vice-presidente da Comissão de Orçamento e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Comissão de Esportes; Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa; Comissão de Fiscalização da Assembleia e Assuntos Municipais e Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude.

Na área do Direito do Consumidor, criou as leis n.º 18.849/2016, que normatiza os programas de concessão de pontos e benefícios em cartão fidelidade ou cadastro de clientes, e a n.º 19.853/2019, que determina que as pessoas jurídicas privadas e as empresas prestadoras de serviços públicos informem a existência de débitos nos boletos de cobrança.

Perfil

Paulo Henrique Coletti Fernandes nasceu em 30 de outubro de 1991, em Pato Branco, e é filho dos ex-deputados estaduais Luiz Fernandes Litro e Rose Litro. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques