
JdeB – O Festival de Turismo das Cataratas, de 30 de novembro e 2 de dezembro, em Foz do Iguaçu, mostrou projetos, roteiros, empresas e complexos turísticos do Paraná e de outras localidades. Mais uma vez, alguns dos atrativos da região Sudoeste do Paraná foram expostos no Festival das Cataratas.
De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio PR e vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo, Giovanni Diego Bagatini, o Festival Cataratas funciona como uma vitrine do turismo brasileiro, com foco nos potenciais turísticos do Paraná. Nesse sentido, a vivência é mais uma oportunidade para destacar o que há de melhor no Estado.
A Agência de Desenvolvimento Regional, disse que a Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu participou do festival. A IGR é “um braço” da Agência e mantém convênio com várias prefeituras para o desenvolvimento de projetos e consultorias no segmento de turismo. “Estão sendo apresentados os ativos turísticos de modo geral e também produtos turísticos [da região]”, comentou Adriano Radaelle, diretor da Agência.
A região Sudoeste também foi representada por alguns secretários municipais de Turismo. O gerente de marketing da rede Maestro de Hotéis e Maestro Thermas Park Hotel, Marcos Baumgart, também esteve no evento.
Flavio Galeazzi, do Departamento de Turismo da Prefeitura de Dois Vizinhos, contou que todas as Instâncias de Governança Regionais (IGR/Turismo) estiveram no Festival de Turismo. “Pela nossa IGR Vales do Iguaçu, representamos os 23 municípios conveniados. Junto com Dois Vizinhos, tivemos a companhia do município de Capanema. Outros municípios também enviaram material (Santo Antônio, Verê e Planalto). Apresentamos ao Mercosul nosso Mapa Turístico. Recebemos convite para expor nossos produtos da região Sudoeste na embaixada brasileira em Assunção”, relata Flavio.
Ele disse ser importante a participação dos municípios nestes salões do segmento. “Cada vez que a gente participa de eventos desta natureza a gente vai mostrando para o Paraná, região Sul, países do Mercosul as nossas potencialidades. Tem que participar pra mostrar o que a gente faz e cada vez a gente fica mais conhecido. Vem estados do Brasil inteiro e operadores de turismo da Argentina e do Paraguai.”