JdeB – Dos sete deputados estaduais da região Sudoeste, três votaram contra e dois a favor do aumento de salários deles próprios. A sessão de quarta-feira, 22, aprovou um reajuste escalonado de 37,1% na remuneração dos parlamentares até 2016. O novo valor passa a ser pago pelo Estado em janeiro de 2023 e beneficia quem foi eleito para a próxima gestão.
Ademar Traiano, por ser presidente da Assembleia Legislativa, não vota. Por sua vez, Guto Silva, de Pato Branco, não compareceu. Já Wilmar Reichembach, de Francisco Beltrão, Neslon Luersen, de Planalto, – que não se reelegeram – e Paulo Litro, de Dois Vizinhos, foram favoráveis. Luiz Fernando Guerra, de Pato, e a beltronense Luciana Rafagnin deram parecer contrário.
No total, dos 54 deputados, 33 foram favoráveis, dez contra, sete estavam ausentes, três não votaram e um se absteve. Esta foi a segunda votação da pauta. A primeira ocorreu no dia 23 de novembro. Os parlamentares ganham, hoje, R$ 25,3 mil. Em janeiro de 2026, o valor será de R$ 34,7 mil, conforme a aprovação do projeto.