
Da assessoria – A castração de cães e gatos no programa permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo da Prefeitura de São Lourenço do Oeste começou em meados de agosto. Até o início de dezembro deverão ser castrados cerca de 300 animais.
João Marcelo Inocente da Silva, veterinário da Prefeitura, explica que a grande surpresa do programa deste ano foi o número de famílias cadastradas, 124 no total, um número muito superior aos outros anos. O veterinário destaca que as outras castrações dividem-se da seguinte maneira: dez protetores independentes (duas castrações cada) e aproximadamente 70 castrações divididas entre as duas associações protetoras de animais do município.
A empresa Clínica Paixão dos Bichos, de São Lourenço do Oeste, foi à vencedora da licitação e faz as castrações conforme a ordem de cadastro realizada pela Secretaria de Agricultura. O veterinário da Prefeitura salienta que as pessoas que realizaram o cadastro precisam esperar a sua vez, mas que todos serão chamados.
Neste ano, estão sendo atendidos animais de rua resgatados e abrigados por instituições de proteção animal, animais comunitários e os tutelados por famílias de baixa renda que morem no município e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou famílias que comprovem baixa renda por outros meios. Não estão sendo realizadas castrações particulares.