
JdeB – Joanir Zancanaro, morador de Cruzeiro do Iguaçu, montou ambiente rústico e diferenciado com madeiras. Ele já trabalhava com madeira, mas durante a pandemia do covid-19 acabou investindo mais devido aos pedidos, e atende as pessoas e faz diversos tipos de produtos em escultura. Joanir conta que “a gente já mexia com isso aqui, com madeiras, porque como a gente tem um conhecimento grande em madeira, que mexe com obras em construção civil, essa parte do conhecimento de todo o tipo de madeira e sempre amou a nossa idealidade, que é o aproveitamento da madeira, ela não é um lixo, qualquer pedaço de madeira pode ter criatividade aumentada, pra construir uma bela arte. Então, veja isso aqui de longe, como nós viemos lá do litoral, nós já fazia feiras lá, então tinha bastante divulgação”.
O artesão diz que durante a pandemia houve uma mudança. “Com a entrada da pandemia a gente resolveu sair um pouco daquele foco apertado, e como nós tinha um terreno aqui, viemos pra cá com a ideia simples de montar um negócio simples, e me veio essa criatividade, uma coisa rústica, um equipamento, a montagem de uma espécie, assim, que aqui não existe na região. Como a gente já tem conhecimento na mão de obra, fomos produzindo, criando e tá aqui”.
Trabalham como artesão Joanir e a esposa: “Tudo o que nós tiver aqui dentro é feito pela nossa mão, criatividade e viemos inovar e trazer aqui pro município do Cruzeiro do Iguaçu uma criatividade muito ampla, diferente dos nossos costumes, porque o pessoal aqui é mais alvenaria, então aqui nós temo aí já somos autoridade. Mas trouxemos pro nosso povo na realidade para criar um ambiente assim com uma visita turística um negócio mais legal, que inove e incentive o nosso povo aqui do Cruzeiro do Iguaçu, que já tem as prainhas, pra que seja uma criatividade diferenciada. O artesão acrescenta que é um atrativo a mais no município. “Quem passar aqui, tanto vai observar, vai levar uma criatividade, pode levar alguma peça também que tá aí exposta, se precisar de encomenda a gente também vai fazer, sempre que o cliente goste da situação ou queira algo diferenciado a gente atende, então tem aqui várias peças que é pra decoração, tem peças de mesa que é pra parte de piscina, tem várias coisas que pode ser útil. E aí pintou toda a criatividade aí de 61 anos de vida e cada vez mais vamos aprimorando, levando por legado que tá sim no projeto, mas cada detalhe foi criado, não existe papel pra isso aqui”.