8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Censo conclui trabalho em Dois Vizinhos

Município se aproxima dos 45 mil habitantes e teve quase 19 mil domicílios visitados.

Max Nuni Cesca Battisti, do IBGE, apresentou os dados prévios coletados em Dois Vizinhos. Foto: Alexandre Bággio/JdeB.

Por Alexandre Bággio – Representantes do IBGE realizaram, na manhã de quinta-feira, 16, a 3ª Reunião para Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022. O coordenador de área do instituto em Francisco Beltrão, Max Nuni Cesca Battisti apresentou os dados preliminares brutos que apontaram uma população de 44.653 habitantes no município e 18.974 domicílios recenseados, sendo que quase 17 mil domicílios são permanentemente ocupados.

- Publicidade -

O crescimento populacional em Dois Vizinhos surpreendeu. “Tínhamos uma previsão de uma população de 41.424 pessoas e o dado preliminar, que vai mudar um pouco, vai ter ajuste, provavelmente para cima, é que temos 44.653 pessoas. É um crescimento acima do que o município vinha apresentando no último período intercensitário e acima dos municípios da região. Comparando, por exemplo, com Pato Branco, que teve um crescimento maior, de cerca de 30%, mas a população lá divulgada leva uma parte de estimativa, o dado final vai ser diferente. Então, quem sabe, Dois Vizinhos pode ter um crescimento maior no final do levantamento. Vitorino tem uma característica excepcional, é divisa com Santa Catarina e São Lourenço do Oeste, e apresentou um crescimento grande, então, Dois Vizinhos teve um crescimento acentuado, maior que Francisco Beltrão, que é uma cidade polo, referência na região. O número de domicílios foi muito maior, quase 50% a mais do que em 2010, mas há uma queda no número de moradores, na taxa de fecundidade, o que faz com que a população não cresça no mesmo ritmo”, avaliou Max.

Participação no FPM

O aumento populacional faz com que o município suba de patamar no retorno do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) saltando do índice retorno de 1,8 para 2,0. “Se compararmos com 2010, de cada 100 domicílios, temos 45 habitantes a menos numa média de que cai de 3,09 para 2,64. A cidade concentra a maioria dos domicílios [82%] e cerca de 80% da população, também uma característica comum no Brasil. A pirâmide etária está mudando, com o grosso ficando no meio [idades entre 20 e 40 anos], com menos crianças e mais idosos. Por exemplo, em 2000, tínhamos 20% da população com menos de 10 anos e hoje esse público representa 13,6%”, completou.

Escolaridade: de 8% para 16% o pessoal com curso superior

A escolaridade da população aumentou, o que deve refletir no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Em 2010, 8% da população havia concluído o ensino superior, número que subiu para 16% agora em 2022.

Tivemos aumento também no ensino médio e fundamental e do analfabetismo, que está em 4%. Tínhamos, em 2010, 6,5% da população se considerando analfabeta e 9,8% no ano de 2000”, acrescentou Max.

Não responderam

Apenas 13 pessoas se recusaram a responder a pesquisa. “Esse é um dado excelente. Num universo de quase 17 mil questionários, apenas 13 pessoas se recusaram, de todas as maneiras, a respondê-lo. Tentamos mostrar a importância para a sociedade, para eles mesmos e, mesmo assim, não conseguimos. Aqui, o duovizinhense nos abraçou, deu importância para a pesquisa e isso é bastante importante. Comparativamente com outras regiões o dado é excepcional. Na nossa agencia, trabalhamos com menos de 0,2% de recusa e no Brasil é de 3%”, compara.

A maioria dos estudantes se declarou duovizinhense

Por Dois Vizinhos ser uma cidade universitária, sempre se tem uma dúvida se o estudante é considerado duovizinhense.  “A definição que a pesquisa utiliza, em todo o território nacional, é que quando a pessoa tem mais de um domicílio utilizado frequentemente para moradia, define onde se considera morador. Então, na prática, o estudante, se está aqui só por motivo de estudo, vai terminar a faculdade e retornar para a cidade dos pais, a tendência é ele se declarar morador ainda no seu município de origem. Se ele veio para cá, já pensa em ter a vida aqui, a tendência é que se manifeste morador de Dois Vizinhos. Nós não temos marcação no questionário para saber um percentual, mas pelo feedback da equipe de campo, a maioria dos estudantes se declarou morador de Dois Vizinhos”, disse Max.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques