Foi a primeira feira organizada pela Sociedade Rural fora da Expobel.

JdeB – A primeira edição do Sudoeste Show Rural, de 8 a 12 de março, no Recinto de Leilões Miniguaçu, e os pavilhões do setor agropecuário do Parque de Exposições de Francisco Beltrão agradou às empresas expositoras, criadores de animais que trouxeram seus animais para exposição, e a comercialização; empresas de alimentação que participaram dos eventos gastronômicos e da praça de alimentação. “Todo mundo está satisfeito, claro que algumas falhas teve, mas no geral o evento foi muito bom. É um evento que veio pra ficar”, comemorou Claudio Borges, presidente da Sociedade Rural, entidade que organizou o Sudoeste Show Rural.
A feira contou com exposições de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos agrícolas e pecuários e nutrição animal, produtos náuticos, caminhões e veículos pequenos, três leilões de bovinos, julgamentos de bovinos, caprinos e ovinos, exposição de pequenos animais e plantas, flores e mudas de árvores e a parte alimentícia, com dois restaurantes e eventos gastronômicos.
Na parte gastronômica, o destaque foi a programação dos jantares de cordeiro (quinta-feira, 9) e italiano (sexta-feira, 10), e dos almoços do boi no rolete (sábado, 11) e costelão bovino (domingo, 12). “É uma alegria muito grande para a Sociedade Rural proporcionar um evento desta magnitude, um evento focado no agro para fechar negócios e, entre esta festividade voltada para o agro, nós tivemos esta parte do festival gastronômico. Tá todo mundo de parabéns. Só tenho que agradecer à população e à diretoria da Sociedade Rural, especialmente aos parceiros, a Cresol, Ampernet, Governo do Estado e, acima de tudo, a Prefeitura de Beltrão”, comentou Claudio Borges.
Houve uma grande procura para o jantar do cordeiro que surpreendeu os organizadores; no jantar italiano, que foi preparado pelas famílias de Seção Jacaré, foram cerca de 250 ingressos; o boi no rolete, preparado por Ingo Riegel e sua equipe, de Marechal Cândido Rondon, serviu para mais de 300 pessoas.
Amauri e Leonir Scopel, casal de empresários de Beltrão, marcaram presença no almoço do boi no rolete e elogiaram o preparo. “Tá uma delícia, bem temperado, bem assado”, opinou Amauri. Leonir também elogiou: “Uma delícia, muito saboroso.”
Em relação às outras atividades, Claudio destacou a realização das exposições e julgamentos de bovinos das raças Braford e Hereford, de caprinos e ovinos. “Já estamos preparando este evento pra permanecer no calendário oficial do município, vamos inscrevê-lo no calendário, e já vamos preparar pra Expobel 2024, mas a feira deve ser focada no agro. Mas o grande evento da Sociedade Rural [Sudoeste Rural Show] vai ser ano sim, ano não, voltado para o agro”.
Claudio deu os parabéns para todos: diretoria da Sociedade Rural, empresas expositoras, empresas patrocinadoras e os criadores de animais que vieram dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Conversei com os expositores, passei na praça de alimentação, que era uma grande preocupação nossa, todos de parabéns, tá todo mundo satisfeito, isso que é importante.” Os leilões de quarta-feira e sexta-feira venderam tudo.
O Sudoeste Show Rural recebeu as visitas do prefeito Cleber Fontana (PSDB), vice-prefeito Antônio Pedron (PSD), deputados Ademar Traiano (PSD), Wilmar Reichembach (PSD), Paulo Litro (PSD), vereadores e diretores da Acefb. Claudio destacou que a Cresol colocou 15 funcionários para atender às demandas de pessoas que estiveram no Sudoeste Rural Show para ver e comprar máquinas, equipamentos, animais e veículos.
O presidente da Sociedade Rural agradeceu ao Restaurante Duet´s, às equipes de Seção Jacaré, pelo jantar italiano, e de Marechal Cândido Rondon, pela preparação do boi no rolete. “Então, estamos bem satisfeitos.
Nesta semana a Sociedade Rural deve divulgar à imprensa, à Prefeitura de Beltrão e à Câmara de Vereadores os resultados do Sudoeste Rural Show.