A abertura do Posto Coasul em Francisco Beltrão foi bem prestigiada pelos clientes.

JdeB – A inauguração do Posto Coasul, filial de Francisco Beltrão, sábado, 4, reuniu muitos proprietários de veículos, funcionários e diretores da cooperativa. Pela manhã filas de carros se formaram nas várias bombas de combustíveis.
Na loja de conveniência foi disponibilizado suco, café e salgados para os clientes. A abertura do novo posto forçou outros postos a reduzirem os valores do litro de combustíveis. O novo posto começou a funcionar ofertando o litro da gasolina comum a R$ 4,67. Dias antes da inauguração o preço médio do litro da gasolina comum estava pouco acima de R$ 5. A intenção da Coasul é atuar como uma reguladora de preços no município.
Para prestigiar a abertura do Posto Coasul, na Avenida União da Vitória, Bairro Vila Nova, compareceram os diretores Jacir Scalvi, presidente; Paulo Roberto Fachin, vice-presidente; Wilson Carvalho, novo gerente do posto; Luiz Carlos Walter, gerente da divisão operacional; demais gerentes e o proprietário do imóvel, Eocídio “Cido” Biavatti. Cido comandou o Posto Vila Nova Por 30 anos.
Luiz Carlos Walter, o Carlinhos, destacou que o prédio estava com toda sua estrutura bem preservada. Mas houve novos investimentos por parte da Coasul. “Foi feita só alguma repaginação, troca de lâmpadas, alguma pintura, melhoria na conveniência. Mas, por ser um posto de tradicional, já vinha com uma estrutura bem feita, bem conservada, então só foram feitos alguns ajustes. Os próprios funcionários priorizamos ficar com todos eles pra não mudar, claro, alguns funcionários são novos, alguns não ficaram.”
A Coasul – Cooperativa Agroindustrial –, com sede em São João, decidiu há pouco tempo entrar no ramo de combustíveis e ampliar o leque de opções de produtos e serviços para seus cooperados e funcionários, bem como os demais clientes .
“É a questão do varejo da cooperativa: tem os postos, isso é um estudo de tempos, que vem aliar postos e supermercados. Então, é uma linha de varejo que traz o giro do capital mais rápido do que o grão, porque o grão leva seis meses pra ter uma safra. Claro que hoje, na região, nós temos três safras por ano: safra normal, safrinha e depois o trigo. Mas o combustível no mercado de varejo tem giro mais rápido, movimento de faturamento e pode beneficiar o cliente com bons preços”.
O novo posto em Beltrão começa com uma clientela importante. São cerca de 100 funcionários dos dois entrepostos – Vila Rio Tuna e Linha Gaúcha – e outros que trabalham nos entrepostos da região e moram em Beltrão e mais 1.200 cooperados que residem no município e a própria frota de veículos que passa por Beltrão para ir a São João e de lá para cá. Carlinhos ressalta: “Sempre beneficiando o cliente, o produtor, o associado, funcionário e o cliente em geral de Beltrão. Claro que Francisco Beltrão possui um posto dentro da cidade, não vai vir tanto caminhão de produtor aqui, mas a cooperativa também tem uma estrutura muito boa de TRR (transporte de combustível], onde a gente entrega para o produtor o combustível na propriedade”.
Movimento grande
No primeiro dia de funcionamento, o novo posto recebeu muitas pessoas. “Foi bem divulgado e o pessoal estava ansioso pro posto abrir. O posto tinha que ficar fechado [pela questão da documentação], mas foi cobrado muito. Foi uma questão de documentação, tem que respeitar a ANP [Agência Nacional de Petróleo] e tem os prazos. Então, essa troca de dono de posto gera uma demora na liberação dos documentos. Mas o pessoal estava ansioso e hoje muita gente tá vindo abastecer. É uma coisa boa, todo mundo ganhou em Beltrão com a entrada do posto da Coasul, os outros postos também já reduziram a sua margem. Então, não só o cliente que vem abastecer no Posto da Coasul, mas também os clientes dos outros postos também ganharam porque os outros postos também tiveram que baixar a margem de lucro. Dentro da margem normal, não é que os outros não tinham margem normal, a menor margem, porque ninguém trabalha sem margem, o empresário tem que pagar os seus custos”, observou Carlinhos.
Mais postos para 2023
Este é o quinto posto aberto pela cooperativa e até ao final do ano devem ser inaugurados mais três ou quatro postos na região de atuação da Coasul. Os dois próximos postos a serem inaugurados serão nas cidades de Salto do Lontra e Nova Prata.
Os demais serão abertos na região de São João. Para isso, a cooperativa está fazendo um estudo de mercado.