Previsão inicial era encerrar em 31 de outubro.

ABr e JdeB – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu prorrogar, até o início de dezembro, o prazo de coleta de informações para o Censo 2022. A previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano.
O Instituto manteve, no entanto, a previsão de divulgar os dados do censo até o fim de dezembro.
Segundo o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, apenas cerca de metade da população estimada do Brasil foi recenseada de 1º de agosto até agora, por isso decidiu-se prorrogar o prazo dos trabalhos.
“A grande dificuldade que se encontrou foi de recrutamento de recenseadores, portanto o IBGE está tomando decisões importantes para aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir, com isso, a operação do Censo Demográfico 2022”, disse Azeredo, em vídeo divulgado ontem, 4, no site do IBGE.
Francisco Beltrão prcisa de mais recenseadores
Max Battisti, diretor do IBGE para a região de Francisco Beltrão, informa ao JdeB que ainda não foi conseguido completar todas as vagas para o serviço do Censo no município.
“Mas estamos implantando algumas alternativas pra agilizar a coleta.”
Pouco mais de 50% das pessoas já foram recenseadas em Beltrão. Max relata que o pessoal do IBGE já passou em aproximadamente 66% das residências.
“Mas temos várias casas que o recenseador ainda não encontrou o morador e precisa voltar. O trabalho no interior está mais atrasado, mas teremos novos agentes começando na zona rural nos próximos dias.”